[an error occurred while processing this directive]
Renato Kramer

"Macho Man": "como é difícil sair do armário!"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É o humor do 'non-sense'. O que acontece em "Macho Man" é tão sem sentido que, por isso mesmo, se torna engraçado. Ou, no mínimo, muito espirituoso.

No episódio desta sexta, Nelson - o Zuzú (Jorge Fernando) - que já cometera a façanha de 'virar homem', teve que voltar para o armário. E não havia jeito de querer sair de lá!

Pois em meio a uma inocente visita que Zuzú resolve fazer para a sua ex-amada Valéria (Marisa Orth), eis que surge de repente alguém que bate à porta. Quem seria? "É ela, eu conheço pelo cheiro", afirma Zuzú. "Pelo perfume dela?", pergunta Valéria. "Não, pelo cheiro do laquê dela!", responde o cabeleireiro e corre para dentro do armário.

Enquanto isso, no "Frédéric's Coiffeur", a cliente Vendetta (Rita Elmor) aparece surpreendentemente sem transparecer a costumeira 'manguaceira'. "É a primeira vez que eu te vejo sóbria", afirma Nikita (Natália Klein). "É a primeira vez que 'eu' te vejo sóbria!", responde Vendetta.

Mas o clima de tranquilidade não dura muito tempo. Vendetta resolve 'por reparo' no tamanho da boca de Nikita, que se surpreende com a observação da ex-alcóolatra. Até que cada um que chega no salão vai soltando uma pérola mais e mais preciosa sobre a enormidade de sua boca. Nikita fica traumatizada e, não só pinta os lábios de preto, como faz 'bico de passarinho' para tentar diminuí-los.

E é o tal 'bico' que deixa Helô (Ingrid Guimarães) de saia justa. Ao resolver que é legal ter uma amiga maluca, a 'patricelha' (patricinha velha) faz um trato com Nikita para serem amigas duas vezes por semana e ela então a lançará como artista plástica. E no primeiro evento que vão, as duas são fotografadas juntas, exatamente quando Helô tenta ensinar Nikita como deve ser a postura ideal dos lábios.

"Tiraram fotos de vocês duas, parecendo que vão se beijar, vão pensar que vocês têm um caso!", observa a madrasta (Helena Fernandes) de Helô - com sua voz sopraníssima. "Um caso? A classe C vai me rejeitar", queixa-se Helô.

Noção? Nenhuma. E é nesse tom do 'sem noção' que, se o espectador embarca, se solta e se diverte. É meio como baile de carnaval de clube. Se você participa, pode ser delicioso. Se ficar só observando, pode até se perguntar: a que propósito vem isso? É um estilo de humor, e o propósito é divertir.

Se o público se diverte tanto quanto os autores e atores parecem se divertir, nunca vamos ficar sabendo. Porque eles visivelmente se divertem!

Percebe-se isto claramente em cenas às vezes até previsíveis, nem por isso menos espirituosas, como a do Zuzú esconder-se no armário para logo depois, era óbvio, sair lá de dentro dizendo a inevitável fala "como é difícil sair do armário". E nas diversas comparações que foram feitas em relação ao tamanho da boca de Nikita.

"Será que fazem cirurgia para diminuir o tamanho da boca?", pergunta-se ela, tentando achar uma saída para o seu problema. "Bom, se fazem vaginoplastia...porque não podem fazer na boca?", pondera a recepcionista abalada. E por aí vai o estilo jocoso de ser de "Macho Man".

É importante que tenha gente descolada e desencanada o suficiente para fazer valer esse que é um dos objetivos do humor: tirar as pessoas do 'sério', literalmente; lidar com os tabus de forma leve e suave, fazendo o absurdo das situações desembocarem numa grande e divertida brincadeira.

Helô entra na casa de Valéria sentindo que Zuzú está lá. Valéria nega veementemente. Helô pede para averiguar no quarto. É quando Helô se depara com o armário. "Sai desse armário, Zuzú!", ordena ela. "Como é difícil sair do armário!", sai dizendo o ex-gay não muito convicto.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias