[an error occurred while processing this directive]
Renato Kramer

"Tia Cotinha" abafa o retorno da "Mulher Invisível"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não que o episódio de estreia da segunda temporada de "A Mulher Invisível" estivesse ruim. O erro talvez seja de planejamento na grade da emissora (Rede Globo). Colocar qualquer programa de humor logo após "Tapas e Beijos" é que não parece uma boa ideia.

No episódio de ontem, a função girou em torno da repentina morte de Tia Cotinha. Fátima (Fernanda Torres) sente um baque ao receber a notícia, quando Sueli (Andréa Beltrão) relembra a amiga: "Tia Cotinha era minha tia, não sua!". Fátima se recompõe. Daí por diante é só diversão, embora o centro da questão seja a 'passagem' de alguém.

O casal Djalma (Otávio Muller --sempre impagável) e Flavinha (Fernanda de Freitas) é que dá a 'má notícia' à Sueli. E também lhe entrega a lista dos últimos desejos de Tia Cotinha. Que não são poucos, nem baratos. "Eu sabia que Tia Cotinha não ia se contentar só em morrer!", desabafa Sueli para a sua inseparável amiga Fátima.

Em "A Mulher Invisível", de Guel Arraes e Cláudio Torres, Débora Falabella (Clarisse), resolve reagir à traição mesmo que imaginária do marido Pedro (Selton Mello). Cansada de ser passada para trás por sua amante invisível Amanda (Luana Piovani), acaba por inventar um 'Pedro Ideal'. Nasce assim o seu "amante invisível".

Crédito: Alex Carvalho/TV Globo Luana Piovani e Debora Falabella contracenam em "Mulher Invisível"
Luana Piovani e Debora Falabella contracenam em "Mulher Invisível"

Débora Falabella esteve brilhante no papel da esposa vingada. Selton Mello transitou com talento e versatilidade nos papéis de marido enganado e do tal Pedro Ideal, com um ar de galã de cinema dos anos cinquenta. Luana Piovani esbanjou sua bela plástica em roupas super sensuais.

É certo que as comparações são perigosas e, na maior parte das vezes, tolas. Mas por vezes são também inevitáveis. "A Mulher Invisível" foi interessante, bem realizado e muito espirituoso. O único problema é que veio logo depois de "Tapas e Beijos" (Cláudio Paiva), que estava ágil, cheio de ritmo e muito engraçado! Eu sugeriria que a emissora apenas desse uma reorganizada na grade de programação, colocando os dois programas em dias alternados. Assim um não interferiria no outro e o público ainda teria um outro dia da semana para se divertir.

Impossível superar Fátima (Fernanda Torres) deixando cair a urna com as cinzas da Tia Cotinha no chão e tentando disfarçar o feito quando é surpreendida por Sueli (Andréa Beltrão), que chega de repente. Mesmo os 'quiprocós' de Armane (Vladimir Brichta) e Jorge (Fábio Assunção) tentando escapar do bandido 'Tijolo'(Orã Figueiredo) estavam divertidíssimos.

Como já foi comentado aqui, "Tapas e Beijos" tem sido muito feliz em sua carreira. A 'química' de Fernanda Torres com Andréa Beltrão não só deu muito certo como está cada vez melhor. Otávio Müller e Fernanda de Freitas também têm mostrado um grande entrosamento e uma parceria muito afinada. Cada ator do elenco pontua muito bem a sua presença na história.

É certo que o estilo de humor de "A Mulher Invisível" é outro. Mais para o espirituoso do que para o engraçado. Traz um tom de ironia um tanto mais rebuscada, talvez, mas o deboche atrevido e escancarado de "Tapas e Beijos" é imbatível. Quando entrou "A Mulher Invisível", o hilário fantasma da Tia Cotinha ainda tomava conta da cena.

Sorte do público. Bons atores em bons programas. É só uma questão de guardar uma carta na manga para soltar em outro momento do jogo.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias