Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Pesquisa feita pela Globo aponta que público acha que 'Vale Tudo' começa muito tarde

Emissora ouviu queixas sobre horário da novela, que se sai melhor quando exibida mais cedo

A imagem mostra dois homens em pé, um ao lado do outro. O homem à esquerda está usando um terno escuro com listras e uma gravata vermelha, enquanto o homem à direita está vestido com um terno cinza e uma camisa clara. Ambos têm expressões sérias e estão posando para a foto. O fundo da imagem é de uma cor marrom avermelhada.
Alexandre Nero e Luis Lobianco em 'Vale Tudo': grupo de discussão reclama que novela da Globo começa em horário tardio - Fábio Rocha/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

O grupo de discussão de "Vale Tudo" comprovou algo que a Globo já vinha notando em outras pesquisas: o público brasileiro tem ido para a cama mais cedo, o que tem prejudicado a audiência da novela das nove.

A coluna apurou que mais de 50% dos participantes do estudo realizado pela emissora para entender os pontos fortes e fracos da novela reclamaram que o folhetim tem ido ao ar muito tarde e que, por isso, não conseguem acompanhar com regularidade a trama de Manuela Dias.

Dados do Kantar Ibope, indiretamente, confirmam a queixa dos telespectadores. Na segunda (9) e terça (10), "Vale Tudo" viu sua audiência subir ao começar mais cedo do que o habitual —às 21h15 e 20h40, respectivamente.

Nesses dias, a novela marcou seus recordes na Grande São Paulo, chegando a médias de 25 pontos. O frio dos últimos dias na cidade também ajudou no resultado.

Internamente, já se observa desde 2024 que o número de televisores ligados é mais alto entre 19h e 21h. No passado, a tendência é que o pico costumava ocorrer até 22h.

A Globo já defende que haja ajustes em sua programação nesse sentido. O intuito é ajudar seu produto mais importante —a novela das 21h— a ter um desempenho mais próximo do ideal.

Com os resultados do grupo de discussão, possíveis ajustes devem ser feitos no folhetim daqui para frente. Manuela Dias está com textos bem adiantados em relação ao que tem sido exibido.

Como antecipou a coluna na quarta (11), Mária de Fátima, interpretada por Bella Campos, foi a personagem mais elogiada. Raquel (Taís Araujo), Odete Roitman (Debora Bloch), Marco Aurélio (Alexandre Nero) e Aldeíde (Karine Teles) também foram bem avaliados.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Mais lidas