Globo fecha contrato e vai transmitir Festival de Parintins; TV do Amazonas nega
Emissora chegou a anunciar exibição em 2024, mas cancelou devido a questões contratuais; emissora e TV A Crítica negam a informação
A Globo acertou na última sexta-feira (27) um acordo para a transmissão, em TV aberta, TV por assinatura e streaming, do Festival de Parintins, uma das maiores festas populares do Norte do país. O vínculo valerá a partir de 2026. Procurada, a Globo diz que a informação não procede. A TV A Crítica também nega e afirma que renovou contrato até 2030.
Os bois Garantido e Caprichoso já aceitaram a proposta, que foi intermediada pelo governo do Amazonas. O acordo começa logo após o fim do atual contrato dos bois com a TV A Crítica, emissora de Manaus (AM), que tem os direitos de exclusividade dos festejos desde 2018.
Nesta semana, representantes da Globo estiveram em Manaus (AM) para acompanhar detalhes das apresentações deste ano, que começaram na quinta (26). O acordo foi intermediado pelo atual governador do Amazonas, Wilson Lima, que entende que a exposição será boa para o estado.
A Globo chegou a anunciar, com reportagens no Jornal Nacional, que faria o Festival de Parintins a partir de 2024, mas desistiu logo em seguida, por causa de um contrato da TV A Crítica com os Bois Garantido e Caprichoso, que impedia a cessão.
A emissora esperou o término do vínculo para concretizar seu desejo. A Globo decidiu ir atrás dos direitos do Festival de Parintins após o sucesso de Isabelle Nogueira, terceira colocada no BBB 24 e cunhã-poranga do Boi Garantido.
Com Isabelle Nogueira, o BBB 24 chegou a marcar médias acima dos 40 pontos de audiência em Manaus (AM). Foi a cidade que mais assistiu ao reality show no Brasil.
Não seria a primeira vez que Parintins teria transmissão nacional. Entre o fim dos anos 2000 e início dos anos 2010, o festival teve exibição para todo o Brasil pela Band, mas sem muito sucesso junto ao público.
Procurada, a Globo diz que a informação não procede. Veja a nota:
"Recebemos com surpresa a confirmação de que a Globo tinha fechado contrato de transmissão do festival de Parintins a partir do próximo ano. A notícia dada em sua matéria não procede.
Executivos da Globo estão na cidade, junto com equipes da Afiliada Rede Amazônica, tratando da cobertura jornalística e para os programas de Entretenimento da Globo".
Já a TV A Crítica também negou a informação e diz que renovou, recentemente, o contrato para transmissão de Parintins até 2030. A empresa cita investimentos para transmissão em 4K, que começaram neste ano.
Leia a nota:
"A Rede Globo tentou no último ano iniciar tratativas para transmissão conjunta, mas por falta de acordo ideal ao interesse das partes envolvidas, restou frustrada a intenção. O Festival, por certo, deve e merece ter a divulgação ampliada. Não são poucos os investimentos que a Notificante realiza anualmente para melhoria, inovação e publicidade de alcance à festa em todo o Brasil, inclusive por meio de players internacionais"
Comentários
Ver todos os comentários