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Globo diz que mantém liderança no Brasileirão mesmo com divisão entre Record, Cazé TV e Amazon

Mais de 99 milhões de pessoas já viram um jogo do torneio nacional na emissora, segundo a empresa; veja balanço das dez primeiras rodadas em dados do Kantar Ibope

Um jogador de futebol está comemorando um gol em um estádio. Ele usa um uniforme de cor branca e preta, com o número 10 nas costas. O jogador tem um lenço na cabeça e está com os braços abertos, expressando alegria. Ao fundo, há uma multidão de torcedores, mas os rostos não são claramente visíveis.
Memphis Depay comemora gol do Corinthians no Brasileirão 2025: Globo diz que é mais vista com jogos, mesmo com divisão entre Record, Cazé TV e Amazon - JEAN CARNIEL/REUTERS
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Aracaju

A fragmentação do Campeonato Brasileiro a partir deste ano não afetou a audiência da Globo com o principal torneio de futebol do país. É o que diz a Globo, baseado em números de audiência do Kantar Ibope, que passou a usar uma nova ferramenta para medir partidas.

Passadas as dez primeiras rodadas do Brasileirão, mais de 99 milhões de pessoas já assistiram aos jogos desta edição na empresa, somando TV aberta, SporTV, seu canal esportivo, e Premiere, pay-per-view que mostra jogos ao vivo. Os dados são confirmados pela Globo à coluna.

Todos os dez jogos mais vistos do Brasileirão até aqui, todos foram exibidos em TV aberta pela Globo. Lidera a lista Flamengo x Palmeiras, exibido no último dia 25 de maio, marcou recordes em SP e RJ.

A Record, que passou a exibir o Brasileirão nas noites de quarta, sábado e domingo, tem o 11º mais visto.
No PNT (Painel Nacional de Televisão), a média é de 17 pontos, cerca de mais que o dobro que a média dos jogos exibidos na Record, que tem 8 pontos de média até aqui. Segundo a Globo, mais de 49 milhões de pessoas assistiram ao Brasileirão exclusivamente em suas transmissões de TV aberta.

Excluindo as transmissões de TV aberta, a Globo diz que oito das dez maiores audiências do Brasileirão ainda pertencem aos canais pagos da Globo (SporTV e Premiere). As outras duas transmissões são da Amazon.

Um dado chama a atenção. Segundo a Globo, 20 milhões de jovens, entre 18 e 34 anos, acompanham o Brasileirão nas plataformas da emissora. Esse público é destacado pela empresa devido ao advento da Cazé TV, que tem forte penetração entre adolescentes e jovens adultos.

Segundo índices medidos pelo Kantar Ibope, 89,3% do consumo do Brasileirão 2025 dentro das residências é através de TVs. Telas menores representam 8,2%. Notebooks e computadores apenas 2,4%.

Números causam discordâncias

A partir deste ano, o Kantar Ibope passou a usar uma ferramenta chamada Sports Audience Measurement, que mede os números totais do jogo, somando todas as suas exibições em diferentes plataformas para se chegar a um alcance único. Ela foi apresentada pela empresa em um evento promovido pela Record em abril.

A nova ferramenta já causou polêmica. O Google disse, em um evento com a imprensa no fim de maio, que a métrica "prestou um desserviço", uma vez que adotou um produto que "não consegue medir o consumo de vídeo na sua totalidade".

Segundo a empresa, a métrica tem considerado o que é visto apenas nos televisores ou dentro de residências, e ignora a audiência em celulares e fora de casa, o que faz o YouTube crescer.

Segundo o Google, a audiência de futebol cresceu 20% na YouTube, atingindo 2 bilhões de horas de conteúdo consumido em 2024. A oferta de transmissões ao vivo, reacts e mesas-redondas expandiu 35%.

Os dados divulgados em maio ainda não somam os resultados do Brasileirão 2025, que começou a ser exibido no YouTube em março.

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Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

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