Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Escolas de SP aceitam proposta e Globo renovará contrato de transmissão do Carnaval para 2026

Agremiações paulistas deram sinal verde para acordo com emissora, que vigora desde 1999, continuar no ano que vem

A imagem mostra um casal dançando em um desfile de carnaval. A mulher usa um vestido volumoso com uma saia em tons de rosa e azul, adornado com detalhes dourados. O homem ao seu lado veste um traje brilhante, também com detalhes dourados, e segura uma bandeira. Ao fundo, há outras pessoas fantasiadas, com rostos pintados e trajes coloridos, que fazem parte da mesma apresentação.
Rosas de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo em 2025: Globo e Liga-SP se acertam e devem renovar contrato - Felipe Iruata/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A Globo continuará a transmitir os desfiles das escolas de samba de São Paulo em 2026. As escolas de samba da capital paulista, que compõem a Liga SP, aceitaram a proposta e deram sinal verde para a continuidade da parceria em reunião realizada na noite da última segunda (23).

Segundo apurou a coluna, falta apenas a assinatura do contrato. A princípio, o acordo será de apenas um ano, válido para 2026, por causa de novas cláusulas contratuais oferecidas pela Globo e que serão testadas.

Se der certo, a Liga SP e a Globo rediscutem para renovar o vínculo para os anos que virão a seguir. Procurada pela coluna nesta terça (24), a assessoria da Liga SP não respondeu aos contatos até a última atualização.

Na teoria, a Globo ofereceu menos dinheiro fixo para as escolas de samba de São Paulo. Na projeção, as escolas ganhariam pouco mais de R$ 7 milhões para se dividir entre as 14 escolas.

No entanto, a empresa da família Marinho propôs um aumento nas participações por vendas publicitárias dos desfiles. Em 2025, por exemplo, a emissora conseguiu lucrar com as escolas de samba, algo que não ocorria desde 2019.

A Globo e as escolas entenderam que, com isso, vão ganhar mais dinheiro do que ganhavam no contrato de 2024 e 2025, já que a tendência é que haja crescimento de interesse nas cotas publicitárias em 2026, por ser ano de Copa do Mundo, o que sempre faz o mercado investir mais em mídia.

Em 2025, os desfiles das escolas de samba em São Paulo marcaram 8 pontos de média na capital paulista, que é o principal mercado de televisão do Brasil.

Por obrigação contratual, desde 2023, a Globo também mostra os desfiles de São Paulo para o Rio de Janeiro, o que causa reclamações até hoje de telespectadores cariocas, que preferiam ver a Série Ouro, a segunda divisão das escolas cariocas. A Série Ouro, inclusive, renovou contrato com a Band até 2028.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem