Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Globo troca nome de novo Mundial de Clubes para 'Copa do Mundo' após pedido da Fifa

Entidade máxima do futebol quer reforçar marca e solicitou ajuda a detentores de transmissão

Um grupo de jogadores de futebol, todos vestindo uniformes verdes, está comemorando um gol. O jogador em destaque, à frente, está sorrindo e levantando os braços em celebração. Os outros jogadores atrás dele também estão expressando alegria, com um deles levantando os braços. O fundo mostra uma torcida animada e um telão com a palavra 'GOOOL!' em destaque.
O jogador Vitor Roque, do Palmeiras, clube que vai participar do novo Mundial de Clubes - Cesar Greco/Palmeiras
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) pediu à Globo e a outros detentores dos direitos de transmissão que não chamem o novo Mundial de Clubes de "Supermundial" ou apenas de "Mundial de Clubes".

Assim como o torneio de seleções, a Fifa diz que o evento deve ser tratado como "Copa do Mundo". É essa a marca que a entidade deseja reforçar e, por isso, solicitou a ajuda da emissora para que a nomenclatura pegue junto ao público brasileiro.

Segundo a coluna apurou, a entidade notou que fãs de futebol nas redes sociais usam os nomes informais com muito mais facilidade, o que incomoda do posto de vista comercial.

A Globo já vem usando o termo Copa do Mundo para divulgar o evento em suas transmissões esportivas. A orientação foi vista no clássico entre Palmeiras e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo (11), por exemplo.

No jogo, inclusive, aconteceu algo curioso: ainda no primeiro tempo, o narrador Luís Roberto chamou o torneio de Mundial. Logo em seguida , ele se corrigiu e usou o termo pedido pela Globo: "Copa do Mundo de clubes".

Ao todo, os 32 clubes participantes, de todas as seis federações, disputarão 63 partidas, das quais o SporTV transmitirá pelo menos 40 e a Globo, na TV aberta, pelo menos 25. Esse número pode crescer caso haja necessidade.

Todos os jogos permanecerão disponíveis globalmente pelo streaming DAZN, conforme o acordo firmado entre a plataforma e a Fifa em dezembro. A Cazé TV, via YouTube, vai mostrar 39 partidas.

Embora os detalhes financeiros do acordo não tenham sido anunciados publicamente, o DAZN está pagando cerca de US$ 1 bilhão (R$ 6 bilhões) para a Fifa pelos direitos mundiais do torneio de clubes.

O novo Mundial de Clubes de 2025 está marcado para acontecer entre os dias 15 de junho e 13 de julho. Os 32 times foram distribuídos em oito grupos, com os dois melhores de cada avançando às oitavas para o mata-mata em jogo único.

Entre os times brasileiros confirmados estão Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense. Gigantes do futebol europeu, como Real Madrid, Chelsea, Atlético de Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Inter de Milão e Paris Saint-Germain, também participarão da competição.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem