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Descrição de chapéu Televisão pirataria

Globo diz que pirataria do futebol é seu maior problema: 'Estamos sozinhos nessa briga'

Empresa estima que, a cada 5 pessoas que veem o Premiere, 4 não pagam mensalidade

A imagem mostra um jogo de futebol em andamento, com jogadores de duas equipes em campo. Um jogador vestido com a camisa verde está driblando a bola, enquanto outros jogadores, um com a camisa branca e dois com a camisa preta, estão se aproximando. O fundo apresenta um grande banner publicitário com a palavra 'alfabet'.
Palmeiras x Corinthians durante partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro: Globo diz que pediu ajuda a clubes para combater pirataria no futebol - Cesar Greco/Divulgação/Palmeiras
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Aracaju

A pirataria de transmissões do Campeonato Brasileiro feitas pelo Premiere, serviço de pay-per-view da Globo, está muito perto de prejudicar o futebol como negócio no Brasil. É o que diz Manuel Belmar, diretor de produtos digitais, finanças, jurídico e infraestrutura da empresa.

Em conversa com jornalistas, da qual a coluna participou, o executivo disse que pediu ajuda aos clubes da Libra e da Liga Forte União para combater os diversos sinais piratas que são vistos pela internet. A ideia é conscientizar o torcedor de que o roubo de sinal prejudica todo mundo.

"Uma das discussões que temos tido com as ligas de futebol é essa. Eu falei: 'Ajudem a gente. Ajudem a gente a combater pirataria'. Nós estamos sozinhos nessa briga. Temos até tido uma ajuda governamental. Mas isso está disseminado em todo o nosso portfólio", afirmou Belmar.

A fala de Belmar se baseia em números. Segundo ele, de cada 5 pessoas que assistem ao Premiere por rodada, 4 não pagam a mensalidade para ter o serviço. No mercado, estima-se que a Globo perca cerca de R$ 500 milhões com pessoas que veem os jogos sem pagar.

Hoje, o Premiere tem cerca de 2,5 milhões de clientes. Com isso, a arrecadação projetada é na casa dos R$ 750 milhões. Ou seja, se não fosse a pirataria, o Premiere poderia alcançar o valor de R$ 1 bilhão.

Atualmente, a Globo não tem lucro com o Premiere. Ele, porém, paga a conta dos direitos do Brasileirão. Os clubes têm uma participação no valor das assinaturas. Quanto mais torcedores, mais o time recebe da Globo.

"A gente vive uma situação endêmica no Brasil em relação à pirataria", afirma Belmar. "Nossa capacidade de oferecer preço cada vez mais baixo tem um limite. Eu não tenho condição, com o preço dos direitos esportivos, de oferecer isso sem cobrar nada. É impossível."

Para ele, o mercado precisa encarar a situação. Se nada for feito, no médio prazo, a forte pirataria no futebol brasileiro pode tornar os torneios inviáveis financeiramente, o que atrapalharia todo o sistema.

"É uma das grandes ameaças da indústria, sem dúvida", avalia o executivo. "Acho que todo mundo tem que encarar e tentar resolver. Se a gente conseguir reduzir alguma coisa, já é muito valor que você destrava para retroalimentar esse ecossistema de produção."

O Premiere existe desde o fim do dos anos 1990. Atualmente, o serviço de pay-per-view da Globo exibe nove jogos por rodada do Campeonato Brasileiro, além de estaduais e partidas da Copa do Brasil.

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Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

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