Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Globo veta ida de jornalistas à festa da vitória de Hugo Motta após caso de Rodrigo Bocardi

Repórteres políticos não foram autorizados a irem para celebração da vitória do presidente da Câmara dos Deputados no sábado (1)

Hugo Motta, novo presidente da Câmara: Globo veta jornalistas de irem para festa da vitória no sábado (1) - Pedro Ladeira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A Globo não permitiu que seus jornalistas fossem para a festa de comemoração da vitória de Hugo Motta (Republicanos-PB), que aconteceu no último sábado (1º) após sua eleição como presidente da Câmara dos Deputados. Comunicadores de outras emissoras estiveram presentes.

Segundo apurou a coluna, repórteres se queixaram, já que a festa era importante pela presença de grande nomes da política nacional, além de empresários e outras figuras célebres.

A justificativa é que a festa tinha teor pessoal para Motta. Ou seja, quem fosse, seria visto como aliado do novo presidente da Câmara, o que pegaria mal para sua equipe de reportagem.

Fontes ouvidas pela coluna alegam que o veto foi uma precaução por causa do desligamento recente do apresentador Rodrigo Bocardi. O apresentador do Bom Dia São Paulo foi demitido por ter infringido o código de ética da empresa.

Em investigação, o compliance da Globo concluiu que, em paralelo ao trabalho na emissora, Bocardi tinha uma empresa que prestava serviço para gestões públicas, incluindo prefeituras do estado de São Paulo, que ele noticiava diariamente no Bom Dia São Paulo.

O jornalista também prestaria serviços de media training, ou seja, preparava políticos e empresários para aparecerem na própria Globo.

Essas práticas infringem as normas da emissora, que impõe a seus jornalistas um rígido código de ética. O conjunto de regras é repassado a todos os profissionais que são contratados pela empresa desde 2015, quando foi criado o departamento de compliance.

Procurada pela coluna, a Globo não respondeu até a última atualização da reportagem.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem