Nina Lemos

Fátima Bernardes e a escravidão da juventude (para cima das mulheres, claro)

"Não tenho nada contra ele. Mas o William Bonner fica lá com aquele cocuruto ridículo branco e ninguém fala nada".

Por telefone, minha amiga comenta a saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional. "Pode ver, não tem nenhuma mais velha. Daqui a pouco a Patricia Poeta vai substituir a Ana Maria Braga", ela dizia.

Não dá para afirmar aqui que Fátima Bernardes saiu da bancada do "Jornal Nacional" porque tem quase 50 anos. Nem que Gloria Maria, idade não revelada, mas pelo jeito mais de 60, tenha perdido seu lugar como apresentadora do dominical pelo mesmo motivo. Não temos certeza.

Mas que a idade pesa, e muito, na vida de uma apresentadora de TV (e na de qualquer mulher) é fato. Continuamos com a nossa lista. E concluímos que o tempo poupa poucas (se elas forem mulheres).

Crédito: André Muzell/AgNews Fátima Bernardes será substituída Patrícia Poeta na bancada do "Jornal Nacional"
Fátima Bernardes será substituída Patrícia Poeta na bancada do "Jornal Nacional"

Marília Gabriela ainda tem destaque. Mas existem quantas Marílias Gabrielas? É aquela historia. Homem mais velho é charmoso. Mulher mais velha está fora. Principalmente no mundo da televisão. "Já pensou que horror ser apresentadora de TV", comentamos, eu e minha amiga.

Sim, se já somos, todas, escravas de tinturas de cabelo, cremes e do nosso inconsciente que fica gritando: "você fez 40, você está fora!" imagina o tamanho da pressão sofrida por uma moça que vê o tempo passando, suas rugas aparecendo e os maquiadores sugerindo Botox?

Nada contra a Patricia Poeta. Nada contra nenhuma apresentadora de TV por princípio. Só um pouco de preocupação, mesmo sem conhecê-las. Afinal, o tempo também vai passar para elas. Passa para todos, não? Um dia eles também vão envelhecer. E vão ter que tomar cuidado para não pirar na sala de maquiagem na hora em que o espelho acende as luzes e ela percebe mais um pé de galinha. E alguém fofoca que tem uma menina jovem que chegou e é linda.

Pode ser que Fátima Bernardes tenha mesmo pedido para sair (e se foi isso, parabéns, todo mundo tem direito de pedir para sair). Mas que o tempo pesa, pesa. Principalmente se você é mulher. Enquanto isso, ficamos aqui cantando Arnaldo Antunes "A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer" para nos consolar.

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias