Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Miss adolescente consegue transformar em lei seu projeto contra pobreza menstrual

Maria Eduarda Bernardes, de 16 anos, é de Lajinha, em Minas Gerais

A adolescente mineira Maria Eduarda Bernardes, 16, é dona do título de Miss Spectacular Teen Brasil
A miss Maria Eduarda Bernardes, 16, entrega absorventes em comunidade de MG - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aos 16 anos, a adolescente mineira Maria Eduarda Bernardes conseguiu mudar o cenário social da cidade onde vive usando sua plataforma de miss. Isso porque o projeto social sobre pobreza menstrual que ela defende virou uma lei batizada com seu nome, em Lajinha (MG). Torna-se regra na localidade, a partir de junho, a distribuição gratuita de absorventes para adolescentes e mulheres do município e região.

"Com toda certeza é uma honra o projeto ter ganhado essa dimensão. Comecei na intenção de ajudar meninas e mulheres e agora tenho uma lei com meu nome! É um sentimento extraordinário", diz a miss, que venceu em novembro o título de Spectacular Teen Brasil.

"Após ganhar o nacional, fui convidada para uma homenagem na Câmara Municipal da minha cidade, onde apresentei o projeto para as autoridades e tudo aconteceu", relata.

Maria Eduarda é estudante do ensino médio e deseja seguir carreira no mundo da moda e ajudar pessoas ao redor do mundo. Ela tem apoio da família e amigos em sua empreitada e concilia a rotina entre estudos e o mundo miss. "Meu maior sonho é trabalhar voluntariamente na África e fazer a diferença na vida de outras pessoas. Quero contribuir para uma sociedade mais coesa e conseguir mais reciprocidade entre as pessoas."

Na etapa mundial do Spectacular Teen, na República Dominicana, no final de julho, as misses candidatas apresentarão um projeto social que elas mesmas trabalharam e desenvolveram em seus países.

Além de seguir com as ações do projeto, Maria Eduarda também assumiu compromissos com Lajinha. Ela faz a divulgação da lei, é responsável pela distribuição de itens básicos de saúde menstrual nas comunidades do município e também será uma espécie de fiscal da operação da lei.

.

A pobreza menstrual é considerada um tema de ordem global, que abrange não só desigualdade social, racial e de renda mas principalmente privação de direitos básicos, como saneamento básico, acesso à água potável e informação a respeito da menstruação e do ciclo menstrual. A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve a pobreza menstrual como problema de saúde pública e de direitos humanos.

"Decidimos priorizar o assunto contribuindo e impactando positivamente a vida de pessoas. O projeto está se tornando mais visado, reconhecido e forte para combater a pobreza menstrual e levar dignidade para mulheres no mundo. Me sinto cada vez mais motivada em relação a essa ação", diz a miss.

Segundo Netto Santos, diretor nacional do Spectacular Teen, o projeto sobre pobreza menstrual foi criado em 2021 para ter as titulares brasileiras como embaixadoras e incentivá-las a abraçar a causa.

"Apoiamos essa causa porque é um assunto ligado diretamente às mulheres, que tem uma mulher, a miss, falando sobre a causa e a defendendo. Como elas têm lugar de fala, a comunicação e o entendimento ficam mais fáceis", explica Netto. "Maria Eduarda está desempenhando muito bem seus papéis de mulher, adolescente, cidadã e Miss Brasil. É um orgulho para nós", completa.

Com sede na Nicarágua, a franquia Spectacular tem apenas três anos de existência e seus focos são os projetos sociais que as misses adolescentes fazem em seus países. O principal intuito da organização é ir em busca de adolescentes com capacidade de oferecer alternativas para os problemas sociais ou ambientais de seus países.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem