Zapping - Cristina Padiglione

'O Poderoso Chefão' voltará aos cinemas em alta definição

Feita em tributo aos 50 anos do clássico, remasterização consumiu três anos de trabalho

Marlon Brando em cena de "O Poderoso Chefão"
Marlon Brando como Dom Corleone, em cena de "O Poderoso Chefão" - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Está marcada para 24 de fevereiro, somente nos cinemas, a estreia da versão remasterizada em 4K HDR, o que equivale a uma qualidade de alta definição de imagem, de um dos maiores filmes da história: "O Poderoso Chefão" ("The Godfather"), de Francis Ford Coppola.

A data marca justamente o aniversário de 50 anos do lançamento do original, em 24 de fevereiro de 1972, com Marlon Brando no papel de Dom Corleone, e Al Pacino como Michael Corleone.

A Paramount Pictures lançou nesta quinta-feira (13) o primeiro trailer da edição especial a que os três filmes da trilogia foram submetidos. Os três títulos estarão disponíveis em todas as plataformas a partir de 22 de março, pela primeira vez no formatodigital.

"Tenho muito orgulho de 'O Poderoso Chefão', que certamente definiu o primeiro terço da minha vida criativa", disse Francis Ford Coppola em texto distribuído pela Paramount. O relançamento aproveita para embutir uma versão aditivada, digamos assim, de "O Poderoso Chefão 3", como o próprio diretor explica.

"Com este tributo ao 50º aniversário, estou especialmente feliz de 'O Poderoso Chefão 3 - Desfecho: A Morete de Michael Corleone' estar incluído, pois capta a visão original de Mario e minha ao concluir definitivamente nossa trilogia épica. Também é gratificante comemorar esse marco com a Paramount ao lado dos fãs maravilhosos que amam a trilogia há décadas, das gerações mais jovens, que ainda o consideram relevante hoje, e daqueles que o descobrirão pela primeira vez."


Adaptação do romance de Mario Puzo, "O Poderoso Chefão" narra a ascensão e queda da família Corleone, a partir de Dom Vito, imigrante siciliano que refaz sua vida em Nova York.

A remasterização atual consumiu três anos de expediente, lembrando que a trilogia já havia passado por uma restauração em 2007, pelas mãos do historiador de cinema Robert Harris. Usando esse trabalho como base, a equipe gastou milhares de horas para garantir que cada quadro fosse avaliado para criar a apresentação mais pura, mantendo-se fiel à aparência original dos filmes.

​NÚMEROS DA RESTAURAÇÃO

• Mais de 300 caixas de filmes foram examinadas para encontrar a melhor resolução possível para cada quadro dos três filmes.
• Mais de 4000 horas foram consumidas para consertar manchas nos rolos, rasgos e outras anomalias nos negativos.
• Mais de 1000 horas se passaram para que fosse feita uma rigorosa correção de cores, a fim de garantir que as ferramentas de HDR fizessem jus à visão original de Coppola e do diretor de fotografia Gordon Willis.
• Além do áudio 5.1 aprovado por Walter Murch em 2007, as faixas mono originais de 'O Poderoso Chefão' e 'O Poderoso Chefão: Parte 2' foram restauradas.


Além de Brando e Pacino, o elenco traz James Caan, Robert Duvall, John Cazale, Diane Keaton, Richard Castellano, Sterling Hayden, Richard Conte, Talia Shire, Al Martino.

A belíssima trilha sonora, até hoje referência para assuntos sobre máfia, é assinada por Nino Rota.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem