Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Poemas de Bráulio Bessa viram tema de série documental do Globoplay

'Poesia que Transforma' percorre 10 estados para apresentar vidas impactadas pelo poeta

Homem branco abraça mulher negra
Paulinha, moradora da Vila Guarani, em São Paulo é fã da poesia de Bráulio Bessa; ela está na série documental do Globoplay 'Poesia que Transforma' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Ana Paula Hilário, ou Paulinha, como gosta de ser chamada, vê na poesia de Bráulio Bessa um guia. Todos os dias, antes de trabalhar, ela escolhe um livro do poeta popular, abre ao acaso e lê um poema que direcionará seu dia. Sua história será contada na nova série documental do Globoplay, "Poesia que Transforma", que estreia na próxima quarta-feira (22).

A produção percorre dez estados brasileiros em busca de pessoas impactadas pelas poesias de Bráulio Bessa, astro do Encontro com Fátima Bernardes. Em cinco episódios, a série vai falar de temas como raízes, amor, igualdade, fé e recomeço.

Moradora da Vila Guarani, em São Paulo, Paulinha representa a história de muitas mulheres brasileiras: mãe solo, negra, do candomblé e do samba, ela começou a trabalhar ainda na adolescência. Paulinha concilia a rotina de entregadora de aplicativo com os ensaios da Vai-Vai, sua escola de samba desde a infância --amor que passou para seu filho, Kairê, 13, também apaixonado pela agremiação.

Desde que conheceu a poesia de Bráulio, ela passou a ter mais esperança na vida e criou o hábito de ler os poemas do autor diariamente.

Em cada episódio, três pessoas de estados diferentes têm suas trajetórias revisitadas pela série documental, desde as origens até o momento em que conhecem os versos do autor. O título é uma produção original do Globoplay. ​

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem