Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Busca por reprises movimenta departamentos jurídicos das emissoras

Programas selecionados devem estar em dia com aval e pagamento de direitos musicais

Tereza ( Christiane Torloni ) mata Marcela ( Suzana Pires) em 'Fina Estampa', novela atualmente em reprise na Globo - Renato Rocha Miranda/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sem perspectivas de retomar as rédeas de suas produções, as emissoras trabalham no momento com avaliação sobre o próprio acervo para ver o que está em condições de ser reprisado. Globo, SBT, Record e Band, em especial, colocaram seus departamentos jurídicos para passarem um pente fino em títulos antigos já selecionados pela área artística como possíveis alternativas para o momento.

Mais que os direitos de imagem, algo relativamente acertado em todos os contratos, os direitos musicais são parte essencial na liberação de qualquer reprise. Boa parte das dificuldades enfrentadas pelo canal Viva ao longo de seus dez anos no ar bate na trave da trilha sonora.
Os direitos musicais são mais bem protegidos no Brasil do que os de imagem, e toda reprise demanda aval dos nomes envolvidos em cada obra sonora, dos compositores aos intérpretes. Aliás, a criação coletiva da obra musical é outro fator que justifica as dificuldades em torno do assunto.

A aquisição de produções de fora é outra alternativa que tem ajudado a tapar buracos, mas as dificuldades, nesse caso, dizem respeito à dublagem, lembrando que os estúdios do setor também estão parados.

MAMÃE

Cláudia Raia confirmou sua escalação como mãe de Larissa Manoela na novela “Além da Ilusão”, de Alessandra Poggi, programada para suceder “Nos Tempos do Imperador”, próxima trama das 18h, de Thereza Falcão e Alessandro Marson. Larissa viverá duas irmãs —uma delas será assassinada.

REVERÊNCIA

Está prevista para esta sexta-feira (22) a chegada de Glória Menezes à reprise de “Totalmente Demais”, novela das sete da Globo. Ela é Stelinha, mãe de Arthur, personagem de Fábio Assunção, que reverencia a matriarca. Caberá a ela transformar Eliza (Marina Ruy Barbosa) em uma moça requintada.

Totalmente Demais
Arthur (Fábio Assunção) e Stelinha (Glória Menezes) - Paulo Belote/Divulgação

DIVERSÃO

Por falar em Glória Menezes, que protagonizava a novela “Brega & Chique” com Marília Pêra, Patrícia Pillar diz estar se divertindo com a reprise do folhetim de Cassiano Gabus Mendes pelo canal Viva. “Eu era muito novinha e minha voz era muito aguda”, ri a atriz. “Eu só tinha olhos para a Marília Pêra.”

Patrícia conversou com jornalistas nesta quinta-feira (21) por meio de uma entrevista virtual para falar sobre a estreia de “A Favorita”, novela protagonizada por ela e Cláudia Raia, no GloboPlay, nesta segunda-feira (25). A plataforma promete lançar novelas clássicas a cada duas semanas.

Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia A dentista Priscila Monteiro dos Santos, e a filha, Carol, 3 anos - Globo Arquivo Pessoal

AUDIÊNCIA

7 pontos tem registrado a reprise de “A Escrava Isaura” nas tardes da Record

4 pontos vem registrando a reprise de “Jesus” nas noites da Record

A BOA DO DIA

Iza lança trabalho novo no Encontro, que volta a debater a realização do Enem. Na Globo, às 10h45

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem