Zapping - Cristina Padiglione

2ª temporada de 'Filhos da Pátria' mostra que o país não avança nas relações sociais

Mais de um século depois da Independência, a mesma família tropeça nos mesmos cacoetes

Fernanda Torres em cena de 'Filhos da Pátria', que chega a segunda temporada em outubro
Fernanda Torres em cena de 'Filhos da Pátria', que chega a segunda temporada em outubro - Paulo Belote/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com estreia prevista para outubro, a 2ª temporada de “Filhos da Pátria” abordará o período Vargas, por meio da mesma família que protagonizou a 1ª safra da série, então contextualizada em 1822, logo após a Independência do Brasil. 

A ideia de Bruno Mazzeo, criador e roteirista do programa, é mostrar os mesmos personagens, pouco mais de cem anos depois, sem mudanças significativas nas relações sociais. 

Escrava na 1ª temporada, Isaura (Jéssica Ellen) agora é empregada doméstica da família formada por Alexandre Nero, Fernanda Torres, Johnny Massaro e Lara Tremouroux.


OVERDOSE

O canal Viva desistiu de exibir “Chocolate com Pimenta” a partir de 7 de outubro. No lugar, entrará “Cabocla” (2004), de Benedito Ruy Barbosa. A troca evita uma overdose de novelas de Walcyr Carrasco na seleção da temporada, já que “O Cravo e a Rosa”, também dele,  ainda estará no ar em outubro.


QUARENTENA

Anunciada como nova apresentadora do Globo Repórter, Sandra Annenberg só chegará ao programa em outubro, em data a definir. Tanto ela como Maju Coutinho, que a sucederá no comando do Jornal Hoje, terão um descanso da tela antes de assumirem seus novos postos oficiais.


TRIBUTO AO DOUTOR

Narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg, o documentário “Democracia em Preto e Branco” conta a história do movimento batizado como Democracia Corinthiana, focando sobretudo na figura do grande ídolo Sócrates. O filme vai ao ar nesta sexta (16), às 22h15, pelo canal pago Curta!, com depoimentos de Paulo Miklos, Juca Kfouri, Marcelo Tas, Marcelo Rubens Paiva, Juca Kfouri e do ex-presidente Lula.


GANGORRA DE AUDIÊNCIA

  • 24 pontos

teve o Globo Repórter sobre os tesouros da Albânia, de Glória Maria, recorde do programa este ano. Os dados são do PNT (Painel Nacional de TV), que soma 15 regiões do país.

  • 37 pontos

de média teve ‘A Dona do Pedaço’ na Grande São Paulo, entre 5 e 10 de agosto, com 53% de sintonia entre as TVs ligadas. Foi a semana de maior audiência da novela da Globo na região.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem