Zapping - Cristina Padiglione

Produção de séries na Globo ganha volume digno de novelas

Apesar da dedicação ao gênero em temporadas, os folhetins ainda pagam a conta dos investimentos

Marcos Palmeira e Dalton Vigh em cena da série A Divisão, do Globoplay
Marcos Palmeira e Dalton Vigh em cena da série A Divisão, do Globoplay - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As séries ainda não têm, para a Globo, o peso do faturamento das novelas, mas o grupo vem ampliando o volume de produção do gênero em proporção cada vez mais similar àquele dedicado aos folhetins. Isso se verifica no uso de estúdios e no aproveitamento de profissionais de toda a escala do audiovisual.

Boa parte dessas produções da ficção em temporadas é destinada a abastecer o Globoplay e a atrair novos assinantes, em concorrência a um mercado hoje dominado pela Netflix. Mesmo que o número de pagantes não seja ainda suficiente para cobrir a conta dos investimentos, os títulos garantem uma reserva de conteúdo futura para a Globo, que certamente vai se cobrir com publicidade. 

Até lá, as novelas ainda sustentam a indústria Globo e são decisivas para a média de audiência ostentada pela liderança da emissora.

Só este mês, o Globoplay promoveu o grande lançamento de "Aruanas", série de ação sobre militância ambiental na Amazônia, e "A Divisão", série com Marcos Palmeira e Dalton Vigh, também sobre ação, que resgata a onda de sequestros do Rio nos anos 1990.

SURPRESA

Cantora e multi-instrumentista que se fez conhecer como boa atriz na Globo, Lucy Alves estará hoje na tela da Record. Ela é uma das juradas do  quadro Pronto Pra Fama, que vai avaliar a performance da jovem Pamela, A Sanfoneira, sua fã, a quem também irá surpreender no palco.  No ar às 15h30.

Lucy Alves e Rodrigo Faro
Lucy Alves e Rodrigo Faro na Hora do Faro, da Record - Edu Moraes/Divulgação

TUDO PELA AUDIÊNCIA

Recém-saído do hospital, após sofrer um derrame e passar 59 dias internado, Agnaldo Timóteo, 82 anos, já vem sendo procurado por produções de diferentes programas de TV de diferentes emissoras que querem explorar sua recuperação como história de superação. 

DOSE DUPLA

Parceiros no "Zorra", Paulo Vieira, Marcius Melhem e Welder Rodrigues se reencontram na sala de aula da "Escolinha do Professor Raimundo". Já no ar pelo Viva, a 5ª temporada chega à Globo no domingo, dia 28. Welder, como o índio Suppapou Uaci, e Paulo, como Seu Fininho, são alunos novos. 

 

VALENDO

As obras nos programas de informação da TV Cultura tiveram prioridade para a nova direção da emissora, assumida em junho por José Roberto Maluf. Agora, o canal começa a verificar o andamento de produções da área de entretenimento, incluindo coproduções infantis, que estavam engavetadas.

 
SAO PAULO, SP, BRASIL, 23.05.19 21h Jose Roberto Maluf (novo presidente da TV Cultura) em réplica do cenário do Roda Viva na exposição dos 50 anos da emissora (Foto: Marcus Leoni / Folhapress) - Folhapress

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem