Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu jornalismo

Confira dicas para não enviar notícias falsas nestas eleições

Recorra a serviços de verificação de fatos

O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa na Casa Branca, em Washington
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa na Casa Branca, em Washington - Brendan Smialowski-5.nov.2020/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, o mundo ficou estarrecido ao ver o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, despejando mais uma profusão de mentiras ao vivo –tão absurdas que ele teve seu pronunciamento interrompido por jornalistas das principais emissoras norte-americanas para restabelecer a verdade, algo inédito e histórico.

Até esta sexta-feira (6), o resultado das eleições por lá seguia indefinido, mas o efeito das fake news para aquela que se diz “a maior democracia do mundo” são evidentes: um país dividido, instituições abaladas, insegurança jurídica.

No Brasil, que também atravessa um momento de campanha eleitoral, é preciso atenção redobrada para evitar cair em fake news –e, principalmente, não espalhar fake news, mesmo que sem intenção. Para isso, existem diversos serviços confiáveis.

A Folha lançou uma newsletter que circula duas vezes por semana (às terças e sextas), com checagem de conteúdo sobre as eleições. Não é preciso ser assinante, basta criar uma conta ou acessar por meio da sua conta do Google, Facebook ou outras redes. Para ativar o recebimento da newsletter no site do jornal, basta acessar https://login.folha.com.br/newsletter.

Para recebê-la é preciso ativar o botão em Eleições 2020 para ativar o recebimento pelo email cadastrado. Para compartilhar sua dúvida com a Folha, basta escrever para enviesuanoticia@grupofolha.com.br ou mandar no WhatsApp para o número (11) 9429-88772.

O Tribunal Superior Eleitoral também lançou uma parceria com nove sites e agências de checagem de fatos para as eleições deste ano: UOL Confere, AFP, Aos Fatos, Agência Lupa, Comprova, Boatos.org, E-Farsas, Estadão Verifica e Fato ou Fake.

As notícias verificadas são divulgadas em justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato –o site pode ser acessado sem consumir dados do celular. Visite o site de todas as agências de checagem também. Não compartilhe sem checar. Desconfie de títulos sensacionalistas. Confie na ciência e na imprensa profissional. Faça a sua parte.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem