Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu Facebook jornalismo

TSE faz parceria com WhatsApp para combater fake news

Foi criado um canal para denúncia de contas suspeitas de disparos em massa

WhatsApp faz parceria com o TSE - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou na última quarta-feira (30) uma parceria com
as redes sociais para tentar combater a praga das fake news (notícias falsas) nas eleições deste ano. A iniciativa é bem-vinda, pois a disseminação de desinformações vem aumentando muito a cada campanha eleitoral.

Serão várias ações. A medida mais importante é a criação de um canal de comunicação específico no WhatsApp para denúncias de contas suspeitas de disparos de mensagens em massa, o que não é permitido pela legislação eleitoral nem pelos termos de serviço do app.

Se você receber uma mensagem que desconfia ter sido enviada para várias pessoas ao mesmo tempo, com conteúdo acusatório, suspeito ou alarmista, entre no site do TSE.

Preencha o formulário. No campo “Origem da mensagem”, digite o número do celular de quem enviou, com o DDD. Quando terminar, clique em “Enviar”.

O TSE vai encaminhar todas as denúncias ao WhatsApp, que irá fazer uma verificação das contas e, se for o caso, bani-las. Tomara que isso ajude. Enquanto o projeto de lei das fake news não é aprovado (ainda tramita na Câmara dos Deputados), pelo menos alguma coisa foi feita.

Também foi criado um chatbot no WhatsApp para divulgar informações oficiais do TSE. Chatbot é um programa que simula uma conversa: “chat” de conversa, em inglês, e “bot” de “robot” (robô). Basta clicar neste link ou salvar o número +55 61 9637-1078 e começar uma conversa.

Digite qualquer coisa e receberá um menu. Depois, digite o número ao lado da opção desejada, como dia e hora da votação, local, cuidados com a saúde para votar etc. O número 3 é “Fato ou Boato?”, que traz dados importantes, inclusive notícias checadas.

O TSE também fez parceria com o Facebook, que divulgará informações sobre segurança sanitária, e o Instagram, que veiculará uma campanha sobre a participação feminina na política.

​Bom voto!

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem