Bate-Papo na Web

Saiba como editar mensagens de áudio longas de WhatsApp

Existem aplicativos e ferramentas online que são fáceis de usar; veja

Logo do WhatsApp - Dado Ruvic -28.mar.2018/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você já recebeu um daqueles áudios enormes pelo WhatsApp e queria encaminhar para alguém, mas não pôde porque tinha uma parte constrangedora nele? Ou simplesmente porque era gigante mesmo, com muita informação desnecessária?

Eu já. Mas isso foi antes de eu descobrir como cortar o áudio de um jeito bem facinho. Vou ensinar como faz.

Primeiro, vá na loja de aplicativos do seu celular e baixe o Mp3 Cutter, que é gratuito. Eu sei, é chato ter que baixar mais um aplicativo só para isso, mas esse é bem leve e muito simples de usar.

Até existe uma ferramenta online que faz isso também (aconvert.com), mas sinceramente achei mais fácil com esse app.

Depois de baixar o aplicativo, abra a conversa no WhatsApp onde está o áudio que você quer cortar. Se estiver usando um Android, clique em cima dele e selecione “Salvar do Drive”. No iPhone, clique em cima do áudio e em “Encaminhar”. Depois clique no ícone de compartilhar na parte de baixo da tela e em “Salvar em Arquivos”. Escolha iCloud Drive.

Em ambos os casos, preste atenção no nome do arquivo para conseguir localizá-lo facilmente mais tarde.

Abra o Mp3 Cutter e clique em “Editar música”. Na parte de baixo da tela, clique no ícone do Google Drive se tiver um Android ou no do iCloud se tiver um iPhone. Localize o arquivo que você salvou antes e clique em cima dele.

Em seguida, arraste a seta verde para marcar o início da gravação e a seta vermelha para marcar o fim (isso na opção “Aparar”, que já vem selecionada). Clique em “Ouça o resultado” quantas vezes quiser, até o áudio ficar do jeitinho que você quer. Quando terminar, clique no ícone do disquete para salvar.

Depois vá para “Minha música” e clique nos três pontinhos ao lado do arquivo cortado e em “Compartilhar”. Selecione o “WhatsApp”, escolha para quem deseja enviar, clique em “Seguinte”, “Enviar” e pronto.

Áudio enviado sem constrangimento.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem