Bate-Papo na Web

Espalhe memes pelas redes sociais e alivie o clima triste da pandemia

As imagens de humor que viralizam ajudam também a combater fake news

Audrey Tang, ministra digital de Taiwan; ela ajudou a comandar parte da estratégia bem-sucedida contra o coronavírus no país
Audrey Tang, ministra digital de Taiwan, contou que o governo do país criou memes para combater fake news sobre o coronavírus - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atire a primeira pedra quem nunca deu uma boa risada com um meme. Neste período pesado da pandemia, aquelas imagens engraçadas ajudam a aliviar um pouco o clima nas redes sociais. E a manter a proximidade com a família e amigos, apesar da distância do isolamento social.

Mas, afinal, o que significa “meme”? O termo foi cunhado pelo britânico Richard Dawkins em seu livro “O Gene Egoísta”, de 1976. Mas em 1976 não havia internet, certo? Certo. Ele criou esse termo para representar a ideia de uma unidade de transmissão cultural, que se propaga rapidamente. O escritor se inspirou na palavra grega “mimesis” (imitação) e na francesa “même” (similar ou idêntico).

Mais tarde, o conceito passou a ser usado para identificar imagens com humor que viralizam na rede como “memes de internet”. Até que virou só “meme” e pronto.

Mais do que divertir, os memes também podem ser usados para fazer o bem –e também o mal, mas isso é outra história... Em entrevista à Folha na semana passada, a ministra digital de Taiwan, Andrey Tang (uma mulher trans), contou que o seu governo cria memes para combater fake news sobre o coronavírus. Afinal, uma mensagem de humor tem mais chance de ser replicada. O país foi um dos que teve mais sucesso na contenção da pandemia. Não só por isso, óbvio.

E como criar memes? Há vários aplicativos gratuitos para isso. Um dos mais simples é o “Meme Generator”. Depois de baixá-lo, vc pode escolher as fotos disponíveis ou usar uma imagem sua. O app avisa que as suas fotos que vc utilizar ficam armazenadas apenas no seu dispositivo e não são visíveis para mais ninguém.

Clique no sinal de +, no canto direito superior, e em “Choose from Library” (escolher da biblioteca). Digite o que quiser na parte de cima (Upper text) ou na de baixo (Bottom text). Se quiser, corte a foto em “Crop”. Depois salve (Save) e compartilhe (Share).

Mas só use para o bem, tá? ;)

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem