Bate-Papo na Web

Saiba como usar os stories do WhatsApp incluindo filtros, figuras e textos nas imagens

Ferramenta permite escrever e colocar filtros em vídeos e fotos

Nicolas Asfouri / AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vou dar mais uma dica sobre o WhatsApp na coluna desta semana, mostrando como usar um recurso interessante e que nem todo mundo conhece.

Sabe os stories do Instagram? Resumidamente, são pequenas coleções de vídeos ou fotos que a pessoa posta e ficam visíveis para os outros usuários por 24 horas. Falei mais sobre isso na coluna do dia 1º de junho.

Pois bem, tb é possível publicar stories no WhatsApp, só que ali eles são chamados de atualizações de status.

Para ver o que os seus contatos do “zap” postaram, basta clicar em “Status”, no canto esquerdo inferior. Selecione o status que quer ver —se clicar no primeiro da lista, os outros abrirão na sequência. Se quiser comentar, basta clicar em “Responder” enquanto estiver visualizando o status.

Já para postar uma atualização de status, clique em “Status”. Dp, dentro de “Meu Status”, clique no ícone da câmera para adicionar vídeos ou fotos que vc já tenha ou tirar uma nova.

Vc pode colocar alguns filtros na foto ou no vídeo, é só deslizar o dedo para cima antes de publicar e escolher as opções. Pode também incluir emojis, figurinhas ou escrever sobre as imagens, clicando nas ferramentas que aparecem no canto direito superior.

Se, em vez de publicar uma foto ou vídeo, vc quiser apenas escrever algo, clique em “Status”. Dp, dentro de “Meu status”, clique no ícone do lápis e digite o que desejar. Aí clique na seta para publicar.

Por padrão, o seu status vai ficar visível para todos os seus contatos salvos na agenda do seu celular e que tb tenham o seu número salvo nas agendas deles.

Se quiser alterar isso, clique em Status. No Android clique no menu de três pontinhos (“Mais opções”) e dp em “Privacidade do status”. No iPhone, clique em “Privacidade”, no canto esquerdo superior. Aí é só selecionar quem vai ver o seu status.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem