Bate-Papo na Web

Saiba como enviar GIFs recebidos do Facebook e do Messenger para WhatsApp

GIFs de humor que expressam reações como susto, aprovação e raiva são populares

Fotolia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu recebo muitos GIFs pelo Face e pelo Messenger e gostaria de enviá-los para outras pessoas pelo WhatsApp. Dá para fazer isso? Cleusa, 49

Em primeiro lugar, o que são GIFs? O nome é a sigla de Graphics Interchange Format, que significa formato de intercâmbio de gráficos. Basicamente, são arquivos bem pequenos usados para compartilhar imagens sem som que ficam em repetição constante.

Por causa de suas características, esse formato se espalhou pela internet com a popularização das redes sociais, principalmente em GIFs de humor que expressam reações como susto, aprovação, raiva e outras.
É possível sim salvar GIFs visualizados no Facebook ou recebidos em conversas pelo Messenger. Para fazer isso, é preciso primeiro salvar o GIF no seu celular.

Se for Android, abra o Face e role a sua timeline até achar o GIF desejado. Perceba que, logo abaixo do GIF, há um link com o endereço do site de onde ele veio. Clique em cima e aguarde que ele seja carregado.

Em seguida, clique nos três pontinhos no canto direito superior e selecione Abrir no Chrome (ou no navegador de internet padrão do seu celular). Quando ele for aberto lá, clique em cima do GIF e mantenha o dedo pressionado por um instante. Depois clique Salvar imagem.

Se for um iPhone, faça o mesmo procedimento inicial. Depois de clicar no link embaixo do GIF, quando ele for aberto em uma nova janelinha, clique em cima dele e selecione “Salvar imagem”. No Messenger, tanto num celular Android quanto num iPhone, é a mesma coisa: basta clicar em cima do GIF e selecionar Salvar imagem.

Depois basta abrir o WhatsApp e fazer como se fosse anexar uma foto ou vídeo. O seu GIF vai estar salvo na sua Galeria e, para ficar mais fácil, aparece um selinho escrito GIF no cantinho da imagem na hora de selecionar o arquivo a ser anexado. Pronto, aí é só enviar para quem quiser.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem