Bate-Papo na Web

Saiba como reativar sincronização do Google Drive com Windows

É possível baixar o aplicativo de Backup e Sincronização do Google

Alastair Pike-26.jan.2020/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O meu Google Drive para Windows parou de funcionar. Antes ele fazia backup automaticamente das minhas pastas, mas a nuvenzinha que aparecia perto do relógio sumiu e ele não está salvando mais nada. Como resolver? Renata, 56

O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem gratuito (para até 15 GB) e bem fácil de usar. Quem tem uma conta Google já pode usar. Se não tem, é só fazer um novo cadastro.

Para abri-lo, basta entrar no site do Google clicar no quadradinho cheio de quadradinhos, no canto direito superior e selecionar Drive. Para salvar arquivos na nuvem, clique em + Novo e Upload de arquivos. Selecione o que deseja e clique em Abrir.

Mas, além disso, também é possível baixar o aplicativo de Backup e Sincronização do Google. Com ele, é possível configurar quais pastas você quer que sejam salvas automaticamente na nuvem, mantendo um backup dos seus arquivos mais importantes. Baixe aqui.

Depois que fizer a instalação, vai aparecer uma nuvenzinha na barra de tarefas, na parte de baixo da tela, perto do relógio. No caso da leitora, para fazer que ela volte a aparecer, clique no botão do Windows, no canto esquerdo, e digite Google na caixa de buscas do Windows (onde se lê Pesquisar programas e arquivos). Clique em Backup and Sync from Google.

Quando abrir a janela do programa, clique em Configurações, no menu do lado esquerdo. Marque a opção Abrir o Backup e sincronização na inicialização do sistema.

Para escolher as pastas que terão backup automático, clique em Meu modelo computador, no menu do lado esquerdo. Marque Computador, Documentos e/ou Imagens, o que desejar. Ou clique em Escolher pasta e selecione o que quiser.

Além de entrar no Drive pelo site, você também poderá ver tudo o que tem lá abrindo o Windows Explorer. É só clicar em Google Drive, que fica perto da Área de Trabalho, na parte de cima do lado esquerdo.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem