Bate-Papo na Web

Saiba como compartilhar a sua localização pelo WhatsApp a um amigo

Recurso está disponível em outros aplicativos, como Telegram e Google Maps

Celular mostra ferramenta de localização atual do Whatsapp
Localização atual do Whatsapp - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Outro dia combinei um encontro com uma pessoa, e ela me enviou a localização dela pelo WhatsApp. Clicando no mapa, dava para ver ela se deslocando. Como se faz isso? Antônio, 62.

O compartilhamento de localização em tempo real realmente é muito útil, tanto para pessoas que precisam se encontrar quanto para aqueles que desejam saber se alguém está em segurança –desde que esse alguém tope mostrar por onde anda, é claro.

Além do WhatsApp, esse recurso também está disponível em outros aplicativos, como Telegram e Google Maps. Para funcionar, é preciso que o aplicativo tenha acesso à sua localização. No Android, clique no ícone de Configurações do seu aparelho, selecione Apps e notificações, WhatsApp, Permissões e ative a Localização. No iPhone, vá para os Ajustes do seu aparelho, selecione WhatsApp, Localização e Sempre.

No WhatsApp para Android, abra a conversa com a pessoa com quem você quer compartilhar sua localização e clique no ícone do clipe, no final da linha de digitação. No iPhone, clique no símbolo de “+” do lado esquerdo.

Em seguida, selecione Localização e escolha Localização em tempo real. Na primeira vez, pode surgir um aviso explicando a função. Autorize e siga em frente. O próximo passo é escolher por quanto tempo você quer que a outra pessoa veja onde você está. São três opções: 15 minutos, uma hora ou oito horas.

Selecione o que deseja. Se quiser, adicione um comentário e clique na seta para enviar. Pronto.
A qualquer momento, você pode interromper o compartilhamento, mesmo antes de esgotar o tempo que você determinou.

Basta clicar em Encerrar no Android ou Parar de compartilhar no iPhone. Se fizer isso, o mapinha vai mostrar apenas a sua última localização estática. O recurso também pode ser usado em conversas de grupo, com várias pessoas enviando a localização. Todas aparecem no mesmo mapa.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem