Cinema e Séries

A nova função da Netflix que revolta cineastas

O diretor Judd Apatow
O diretor Judd Apatow - Jason Kempin-3.jun.2013/Getty Images/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

A Netflix tem recebido críticas de cineastas por causa de uma nova função que permite aos usuários acelerar ou tornar mais lentos seus programas e filmes. A função, que ainda está em testes, permite a usuários em plataformas móveis assistir aos conteúdos em várias velocidades distintas.

O diretores Brad Bird ("Os Incríveis") e Judd Apatow ("Ligeiramente Grávidos"), foram alguns dos que reclamaram no Twitter sobre o mecanismo. Apatow, também criador da série da Netflix Love, diz que a função é "ridícula e insultante".

A ferramenta permite que os usuários assistam aos conteúdos em velocidades que oscilam entre 50% mais lenta que a normal até uma vez e meia mais rápida. Por enquanto, somente usuários que acessem a plataforma pelo sistema Android têm acesso à função.

Bird, cuja lista de filmes também inclui "Missão Impossível - Protocolo Fantasma", disse que a iniciativa será mais uma "pancada na já combalida experiência do cinema". O codiretor de "Homem Aranha: no Universo Aranha" Peter Ramsey, acrescentou: "Será que tudo deve ser projetado para os mais preguiçosos e com menos bom gosto?"

Atores também reclamaram, entre os quais Aaron Paul, da série "Breaking Bad". Ele disse que o mecanismo "assume completamente o controle da arte dos outros e a destrói". A vice-presidente da Netflix, Keela Robinson, disse em comunicado: "Nós testamos regularmente novas funções que podem melhorar a Netflix".

"O último teste gerou uma grande quantidade de reações  –tanto a favor quanto contra. Esse é apenas um teste para plataformas móveis e dá às pessoas a habilidade de variar a velocidade com que assistem em celulares ou tablets."

"É uma ferramenta que há bastante tempo está disponível em aparelhos de DVD –e vem sendo frequentemente solicitada por nossos membros. Por exemplo, pessoas que querem reassistir sua cena favorita ou ir mais devagar porque é um filme de língua estrangeira."

'EFICIÊNCIA É TUDO'

A função também pode agradar usuários que tenham uma lista de filmes a assistir e queiram acelerar o processo. O Google Chrome já tem ferramentas que permitem aos usuários acelerar o conteúdo da Netflix. O YouTube oferece velocidades variadas, assim como a Apple em podcasts.

Há ainda um especialista em eficiência que indica como assistir a conteúdos em velocidade mais rápida para aproveitar melhor o tempo disponível. "Mais piadas, mais risadas, mais drama, mais suspense — mesmo tempo", escreve Michael Kirk, criador do site Eficiência é Tudo. "Eficiência: como uma linha de montagem, se aumentamos a velocidade da linha, veremos mais coisas serem completadas."

"As mesmas piadas, o mesmo enredo, 10% mais rápido –você não notará a diferença."

Keela Robinson, da Netflix, diz que a companhia tem levado em conta as opiniões dos criadores de conteúdo, por isso não incluiu o teste em TVs. "A empresa não tem planos de lançar essas ferramentas no curto prazo", ela acrescentou. "E se vamos introduzir esses mecanismos para todos em algum momento dependerá do feedback que recebermos."

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem