Celebridades

Perfis falsos do Twitter geram mal-estar com celebridades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Identidade falsa é crime, mas os tuiteiros piratas não parecem muito preocupados. Esses usuários anônimos têm criado perfis fakes de celebridades, que chegam a gerar mal-entendidos com os famosos verdadeiros.

No caso mais recente, uma frase de um perfil do Twitter falsamente atribuído a Aguinaldo Silva causou atrito entre o autor de novelas e Luana Piovani. A atriz criticou Silva por tuíte escrito por um impostor.

Crédito: Editoria de Arte / Folhapress

Uma conta falsa atribuída a Ronnie Von tem mais seguidores que seu perfil oficial, mantido pela Gazeta.

O cantor aceita bem o fake. "Acho que foi feito por gente que gosta de mim. É tudo muito corretinho."

O perfil real de Ronnie Von ainda não tem o selo "conta verificada", com o qual o Twitter determina a autenticidade de contas de pessoas célebres.

Um fake do jornalista Paulo Vinícius Coelho, do "Estado de S. Paulo", tem quase 12 mil seguidores. Eduardo Riker é o autor da conta, cuja descrição é "As melhores falsas estatísticas do esporte mundial".

PVC diz não se incomodar com o perfil de Eduardo, mas faz uma ressalva. "O risco, no meu caso, é ele trabalhar com coisas que podem ser confundidas com informação, porque eu trabalho com informação."

Em março deste ano, Eduardo postou que o Carrefour estaria comprando o Corinthians. O PVC original começou a receber ligações tentando confirmar a notícia. O fato desagradou ao jornalista, e os dois trocaram mensagens sobre o assunto.

"Qualquer um com um mínimo de bom-senso sabe que o PVC nunca escreveria nada daquilo", diz Eduardo sobre o que posta. "Se existe um erro de comunicação quando algo é mal compreendido, existe no mínimo uma parcela de culpa do emissor", opina PVC.

Victor Haikal, advogado especialista em direito digital, diz que se passar por uma pessoa no Twitter é crime, com pena prevista de "detenção de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave".

Mas Haikal ressalta que a punição mais comum para esses casos é o Twitter excluir a conta do usuário. "Como o site está nos EUA, não tem obrigação legal de enviar os dados do responsável pelo crime --só em casos muito especiais."

Veja abaixo dados que os dois PVCs fizeram a pedido da Folha para o jogo de ontem entre Corinthians e Grêmio.

PVC REAL X PVC FAKE

REAL
"O Grêmio foi o time com maior pontuação no primeiro turno de um Campeonato Brasileiro de pontos corridos, com 41 pontos. O Corinthians ficou abaixo neste ano, com 40."

FAKE
"A partida entre Corinthians e Grêmio poderá reunir no mesmo campo o maior número de atletas nascidos de parto cesariana, quebrando, assim, o recorde deste Campeonato Brasileiro, que foi estabelecido entre Botafogo e Avaí, com 12 atletas."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias