Celebridades

Prestes a protagonizar série na TV, Fernanda Young faz 43 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escritora e apresentadora Fernanda Young (1.5.1970 - Niterói, RJ) teve os livros como companheiros desde sua infância.

Frequentou o curso de Letras na Universidade Federal Fluminense, sem chegar a concluí-lo. Também iniciou --e não concluiu-- os cursos de Jornalismo e Rádio e TV.

Isso não a impediu, no entanto, de se destacar na literatura e na televisão. Em 1995, foi roteirista do programa "A Comédia da Vida Privada", da Rede Globo.

Nos dois anos seguintes, Fernanda lançou seu primeiro romance, "Vergonha dos Pés", que foi seguido de "À Sombra de Vossas Asas".

Aos poucos, os livros de Fernanda conseguiram boa exposição na mídia devido à sua personalidade irreverente e suas declarações controversas.

Em 1998, lançou o romance "Carta para Alguém Bem Perto", seguido pelo criticado "As Pessoas dos Livros" (2000).

Crédito: Divulgação A artista Fernanda Young em foto de seu "livro-instalação"
A artista Fernanda Young em foto de seu "livro-instalação"

Em 2001, após o lançamento de "O Efeito Urano", Fernanda retomou a carreira de roteirista de televisão, com "Os Normais", que fez estrondoso sucesso, ficando no ar de 2001 a 2003. Em 2003 também veio o filme com o mesmo nome, que depois ganhou uma sequência.

Fernanda participou ainda do roteiro do quadro "Supersincero" (2005), do Fantástico, e dos seriados "Minha Nada Mole Vida" (2006), "O Sistema" (2007), "Separação?!" (2010), "Macho Man" (2011) e "Como Aproveitar o Fim do Mundo" (2012).

Neste ano, assina ao lado do marido e principal parceiro de trabalho, Alexandre Machado, o roteiro de "O Dentista Mascarado", estrelado por Marcelo Adnet, que estreou com 17 pontos de ibope (cada ponto corresponde a 62 mil domicílios na Grande São Paulo), mas logo caiu para 12 pontos.

Entre 2002 e 2003, Young coapresentou, ao lado de Rita Lee, Mônica Waldvogel e Marisa Orth, o programa feminino "Saia Justa", no canal a cabo GNT.

Depois, no mesmo canal, estrelou os programas de entrevistas "Irritando Fernanda Young" e "Confissões do Apocalipse".

Neste mês, ela estreia a série "Surtadas na Yoga", da qual é protagonista e roteirista, também no GNT.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias