Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Silvio de Abreu volta a criticar remake de 'Vale Tudo': 'Melhor se tivessem feito outra novela'

Veterano da dramaturgia não esconde incômodo com adaptações feitas por Manuela Dias

Um homem idoso com cabelo grisalho e barba branca, usando óculos e uma camisa preta, está sorrindo em um ambiente com paredes claras e colunas. Ele parece estar posando para a foto.
O autor de novelas Sílvio de Abreu na pré-estreia do filme "Vitória" de Andrucha Waddington no Theatro Municipal - Ronny Santos/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Erramos: esse conteúdo foi alterado
São Paulo

O dramaturgo Silvio de Abreu, um nome conhecido da teledramaturgia brasileira, voltou a demonstrar insatisfação com o remake de "Vale Tudo", novela originalmente exibida em 1988 e atualmente adaptada por Manuela Dias na Globo. Em entrevista ao programa TV Fama, da RedeTV!, na última terça-feira (17), ele foi direto: "Se ela queria mudar tanto, devia fazer uma novela dela".

A crítica, embora tenha vindo acompanhada de elogios à autora, refletiu o desconforto com o rumo tomado na nova versão. "Acho a Manuela uma ótima autora. Fui eu quem a revelou na Globo. Mas ela pegou um outro caminho. Um caminho que eu não sei se está indo bem, porque não estou mais ligado. Mas, pelo que tenho lido, vejo muitas mudanças", disse.

Para Silvio, o maior problema está justamente na essência da adaptação. "Estão mudando demais. A novela perde o que tinha de mais forte, que era o impacto. Se era para fazer uma coisa tão diferente, era melhor ter criado algo novo", disparou.

Essa não foi a primeira vez que o autor demonstrou desconforto com a releitura da história. No mês passado, durante participação no programa Companhia Certa, também da RedeTV!, ele afirmou que o remake estava tecnicamente bem feito, mas sem o mesmo efeito da versão original. "Não tem impacto. Já foi vista, não tem graça", opinou.

Mesmo distante da Globo desde 2020, Silvio continua ativo em produções. Em 2024, trabalhou como supervisor de texto da novela "Beleza Fatal", da plataforma Max. O folhetim, escrito por Raphael Montes, teve boa recepção do público e contou com nomes como Camila Queiroz, Giovanna Antonelli, Marcelo Serrado e Camila Pitanga no elenco.

Autor de sucessos como "Rainha da Sucata", "A Próxima Vítima", "Belíssima e Passione", Silvio é conhecido por sua precisão ao tratar temas sociais e políticos nas novelas.

ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

Silvio de Abreu não participou do processo criativo da novela 'Vale Tudo' (1988), como afirmado em versão anterior do texto

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem