Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu BBC News Brasil

Morre dono de restaurante que inventou tiramisù

O tiramisù se tornou um ícone da culinária italiana desde que foi desenvolvido no restaurante de Ado Campbell
O tiramisù se tornou um ícone da culinária italiana desde que foi desenvolvido no restaurante de Ado Campbell - BBC News Brasil/Getty Images
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Ado Campeol, apelidado de "pai do tiramisù" pela mídia italiana, morreu aos 93 anos. Ele era o dono do Le Beccherie di Treviso, um restaurante no norte da Itália onde a famosa sobremesa foi inventada por sua esposa e um chef.

O prato, com biscoitos embebidos em café e mascarpone, foi adicionado ao cardápio em 1972, mas nunca patenteado pela família. Desde então, virou um ícone da culinária italiana, adaptado por chefs de todo o mundo.

Há longas disputas sobre a origem do tiramisù, incluindo alegações de que ele foi servido como afrodisíaco em um bordel na cidade de Trevisio, no norte da Itália. No entanto, é amplamente aceita a história de que a receita foi desenvolvida no restaurante do Campeol.

Luca Zaia, governador da região do Vêneto, está entre os que prestaram homenagem. Ele escreveu no Twitter que a cidade havia perdido "mais uma estrela na história da comida e do vinho".

Alle Beccherie foi inaugurado pela família de Campeol em 1939, e ele assumiu o negócio no fim da Segunda Guerra Mundial.

Segundo o chef Roberto Linguanotto, co-inventor da sobremesa, o prato foi fruto de um acidente durante a preparação do sorvete de baunilha.

Linguanotto colocou um pouco de queijo mascarpone em uma tigela com ovos e açúcar e, depois de notar o sabor agradável da mistura, contou à esposa de Campeol, Alba.

A dupla então aperfeiçoou a sobremesa, adicionando biscoitos embebidos em café e polvilhando com cacau —chamando-a de "tiramisù", que significa algo como "puxe-me para cima".

O prato apareceu na edição impressa em 1981 da Veneto, uma publicação local dedicada à comida e ao vinho, e agora é uma das sobremesas mais conhecidas da Itália.

Variantes de tiramisù apresentam álcool como rum ou marsala, mas a receita original - certificada pela Academia Italiana de Cozinha em 2010 - era sem álcool porque era destinada a ser adequada para crianças.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem