Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Ator Michael Constantine, do filme 'Casamento Grego', morre aos 94 anos

Ele venceu o Emmy de melhor ator coadjuvante na série 'Room 222'

Cena do filme 'Casamento Grego'
Cena do filme 'Casamento Grego' - Reprodução @niavardalos
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Patricia Reaney
Reuters

Michael Constantine, o ator americano que encontrou inúmeras utilizações para Windex como dono de restaurante patriarcal no filme "Casamento Grego", morreu aos 94 anos, confirmou seu representante na quinta-feira (9).

Constantine, que ganhou um Emmy como diretor de escola na série de TV "Room 222" dos anos 1970, morreu pacificamente em 31 de agosto de causas naturais em sua casa em Reading, Pensilvânia, com parentes ao seu lado, sua representante, Julia Buchwald , disse em um e-mail, citando sua família.

Constantine, um artista corpulento e careca, apareceu em mais de 30 filmes, dezenas de programas de televisão e nos palcos da Broadway durante uma carreira que se estendeu até os anos 1950. Mas ele será mais lembrado como Kostas "Gus" Portokalos, o antiquado, amoroso e ferozmente orgulhoso pai grego da noiva em "Casamento Grego".

Nia Vardalos, que escreveu e estrelou o filme, disse que foi um prazer trabalhar com Constantine no projeto. “Atuar com ele veio com uma onda de amor e diversão”, ela escreveu no Twitter. "Vou valorizar este homem que trouxe Gus à vida."

A surpresa de 2002 atingiu a comédia romântica - na qual Constantine adotou o limpador doméstico Windex como uma cura para todas as doenças - arrecadou mais de US $ 241 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos e foi seguida por uma sequência de 2016 e a curta série de TV de 2003 "My Big Fat Greek Life. "

O filme também trouxe ao ator grego-americano, então com mais de 70 anos, uma nova fama. "Na verdade, estou farto de Windex", disse ele ao Hellenic News of America em 2017. "Devem ter havido centenas de garrafas enviadas para mim, e então houve todas aquelas pessoas que me pediram para autografar suas garrafas de Windex."

Constantino inicialmente recusou o papel, mas mudou de ideia após negociações salariais com o produtor. Ele disse que também estava preocupado com a forma como os gregos seriam retratados no filme.

"Eu estava mais preocupado que eles não fizessem nada para insultar os gregos. Para nos envergonhar. Para nos fazer parecer estúpidos ou ruins. Obviamente, eles não fizeram", disse ele ao jornal The National Herald em 2016.

MASTER PERSONAGEM ATOR

Constantino era conhecido por gerações de telespectadores e apareceu em uma variedade de papéis em programas clássicos como os faroestes "Bonanza" e "Gunsmoke", os dramas de crime e tribunal "Perry Mason" e "Lei e Ordem" e as comédias "O Love Boat "e" The Dick Van Dyke Show ".

Ele ganhou um Emmy de melhor ator coadjuvante em 1970 como o diretor do colégio Seymour Kaufman no drama de TV "Room 222", que durou de 1969 a 1974. O versátil ator seguiu esse sucesso interpretando o magistrado do tribunal noturno Matthew J. Sirota na sitcom de 1976 "Sirota's Court".

Constantine, filho de pais de imigrantes gregos, nasceu em 22 de maio de 1927. Ele cresceu em Reading, no sudeste da Pensilvânia, onde sua mãe, a disciplinadora da família, o incentivou a participar de peças de teatro na escola.

Depois de terminar a escola, ele trabalhou em uma variedade de empregos antes de se mudar para Nova York para estudar teatro. Seu primeiro papel na Broadway foi no conjunto da peça "Inherit the Wind", em 1955, com o ator Paul Muni.

Quatro anos depois, ele fez sua estréia no cinema como condenado no thriller "The Last Mile", com Mickey Rooney. Ele também estrelou "The Hustler" (1961) com Paul Newman e Jackie Gleason, ao lado de Steve McQueen no filme de época "The Reivers" (1969) e como juiz no drama jurídico de 1996 "The Juror" (1996).

Constantine se casou e se divorciou duas vezes e teve dois filhos: o poeta e professor Brendan Constantine e a escritora, atriz e cineasta Thea Constantine.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem