Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Harrison Ford é investigado por desrespeitar ordem de controle aéreo durante voo

Ator de 'Star Wars' tem histórico de incidentes aéreos

Han Solo (Harrison Ford)  em 'Star Wars: The Force Awakens'
Han Solo (Harrison Ford) em 'Star Wars: The Force Awakens' - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Harrison Ford, 77, responsável por interpretar Han Solo em "Star Wars", está sendo investigado por cometer um erro ao pousar seu avião na última sexta-feira (24) no aeroporto de Hawthrone, no sul da Califórnia.

De acordo com um áudio do aeroporto, obtido pelo portal TMZ, Ford não seguiu a orientação de um operador da torre de controle do aeroporto para ele "ficar parado", devido ao tráfego. Na gravação, o operador repreende o ator por não seguir as instruções: "Atravesse a pista agora. Eu disse pra você ficar parado. Você precisa ouvir". Ford, então, reponde: "Desculpe, senhor, pensei que fosse exatamente o oposto. Sinto muito".

Segundo a assessoria do ator, ele fez uma "incursão na pista", mas ninguém ficou ferido e "nunca houve perigo de colisão". "O Sr. Ford atravessou a única pista do aeroporto com sua aeronave após um mal-entendido com uma instrução de rádio do ATC [controle de tráfego aéreo]. Ele imediatamente reconheceu o erro e pediu desculpas ao ATC", diz um comunicado, acrescentando que ninguém ficou ferido e "nunca houve perigo de colisão".

Em fevereiro de 2017, Ford quase causou um acidente aéreo enquanto pilotava um avião. Na ocasião, ele errou a pista em que deveria ter feito o pouso e passou pouco acima de um Boeing 737, com 110 passageiros e seis tripulantes, em solo.

Depois de investigar o incidente, que aconteceu no aeroporto John Wayne, na Califórnia, as autoridades da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos chegaram à conclusão de que o ator poderia manter sua licença para voo sem qualquer restrição, e não houve punição.

Segundo o TMZ, a FAA disse que "reconhece a longa história de cumplicidade com os regulamentos e a cooperação de Harrison Ford durante as investigações". O astro de "Star Wars", que também é piloto nos filmes da saga, tem mais de 20 anos de experiência no ar.

Além deste caso, em 2015 um avião que Ford pilotava sofreu uma pane e caiu. Segundo peritos, o ator foi obrigado a fazer uma curva fechada em "U", antes de se chocar contra uma árvore, e caiu em um campo de golfe.

Dois médicos que estavam jogando golfe no local acudiram o ator, que estava sozinho no avião. De acordo com a BBC, ele foi encontrado já do lado de fora do avião, respirando e consciente, e teve ferimentos na cabeça.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem