Celebridades

Morre Pete Frates, atleta que se tornou símbolo do desafio do balde de gelo

Americano foi diagnosticado em 2012 com Esclerose Lateral Amiotrófica, ELA

O atleta Pete Frates, em evento Atleta do Ano de 2014, em Nova York - Michael loccisano-09.dez.2014/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O atleta norte-americano Pete Frates morreu nesta segunda-feira (9) aos 34 anos em decorrência das complicações da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A notícia foi confirmada pelo Boston College, universidade pela qual Frates jogava beisebol. 

O atleta foi a inspiração para o desafio do balde de gelo, que levou celebridades de todo o mundo a encararem um banho de água gelada em prol da conscientização sobre a doença degenerativa.

Frates foi diagnosticado em 2012, aos 27 anos, com ELA, que causa a degeneração do sistema nervoso até levar o paciente à morte. À época, ele jogava beisebol no Lexington Blue Sox, time da universidade Boston College. Frates percebeu que havia algo errado com seu corpo após receber uma bolada no pulso.

Pete Frates ao lado da mulher, Julie, na cerimônia do Atleta do Ano de 2014, em Nova York, em que foi homenageado - Rob Kim-08.dez.2014/AFP

Dois anos depois do diagnóstico, o jogador de golfe Chris Kennedy desafiou uma prima cujo marido sofria de ELA a jogar sobre o corpo um balde de gelo em troca de uma doação. Frates ficou sabendo do vídeo pelas redes sociais e enxergou naquilo uma forma de impulsionar as pesquisas sobre a cura da doença.

Ele e outras pessoas ligadas à causa passaram a divulgar o desafio no qual as pessoas teriam que doar dinheiro para estudos sobre a enfermidade ou tomar um banho de gelo. 

A campanha se tornou viral após Mark Zuckerber, criador do Facebook, divulgar o vídeo. Entre as personalidades que tomaram banho de gelo estão também o cantor Justin Bieber, a top model Gisele Bündchen, a atriz Bruna Marquezine, o fundador da Microsoft, Bill Gates, o craque português Cristiano Ronaldo e até o ex-presidente dos EUA George W. Bush. A campanha arrecadou US$ 220 milhões para as pesquisas sobre a ELA. 

A morte de Frates havia sido noticiada, erroneamente, em 2017, e desmentida pelo próprio atleta em vídeo em seu perfil no Twitter. 

Ele deixa a mulher, Julie, e a filha, Lucy. 

AFP
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem