Celebridades

Corpo de Gugu Liberato deixa hospital após retirada de órgãos para doação

  Sepultamento será no cemitério Gethsêmani Morumbi, em São Paulo  

Gugu Liberato
Corpo de Gugu deixa hospital em Orlando - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O corpo de Gugu Liberato, deixou o hospital Orlando Health  Medical Center. A informação foi confirmada pelo irmão Amandio Liberato e pela assessoria do apresentador. A cirurgia para retirada dos órgãos foi realizada na noite e madrugada desses sábado e domingo (23 e 24) e durou mais de seis horas. 

O comunicado reforça que os órgãos são única e exclusivamente doados e que esse era um desejo de Gugu. A nota informa também que familiares do apresentador perguntaram à equipe médica sobre a possibilidade de doar algum órgão para um paciente brasileiro que estivesse na fila para transplante, porém, foram informados que isso não seria possível por questões da distância e tempo de conservação dos órgãos doados. 

Terminada a cirurgia de retirada dos órgãos, o corpo foi levado para o instituto responsável pelas necropsias e laudos nos Estados Unidos, o equivalente ao IML (Instituto Medico Legal) no Brasil onde, por lei, são encaminhados todos os que faleceram de morte não natural.

No local, um médico legista fará os exames necessários para que seja dada continuidade ao trâmite para trazer o corpo ao Brasil. A expectativa é que o procedimento aconteça nessa segunda-feira (25) e que o corpo de Gugu siga para uma agência funerária, provavelmente, no período da tarde do mesmo dia. 

O comunicado informa também que segundo as leis da Flórida, nos Estados Unidos, João Augusto Liberato, 18, será o responsável por assinar todos os papeis referentes as autorizações para os procedimentos necessários para a liberação do corpo, por ser o filho mais velho do apresentador

O sepultamento será no Cemitério Gethsêmani Morumbi, no jazigo da família, ao lado do pai, Augusto Claudino Liberato. Porém, ainda não há informações sobre dia e horário da liberação do corpo na funerária, translado para o Brasil, velório e sepultamento.

MORTE DE GUGU

Gugu Liberato, 60, teve a morte anunciada nesta sexta-feira (22). Ele morreu em um hospital em Orlando, no estado americano da Flórida, onde estava internado desde quarta (20). O apresentador, que morava em um condomínio nos arredores da cidade, caiu de uma altura de quatro metros, quando fazia um reparo no ar-condicionado instalado no sótão.

Gugu foi encaminhado a um hospital Orlando Health Medical Center. Devido à gravidade de seu estado, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação, foi constatada a ausência de atividade cerebral, segundo a nota de falecimento, que não especifica a data exata da morte.

"Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro", escreveu a família, em nota. Ainda não há detalhes sobre o traslado do corpo para o Brasil. 

Gugu Liberato deixa a mulher, Rose Miriam, e três filhos: João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Marina e Sofia, de 15. Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem