Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Cardi B e outro famosos trocam fotos de redes sociais pela cor azul em campanha pelo Sudão

Bruna Marquezine e Gisele Bundchen também aderiram à ação

Sudaneses protestam contra o governo do país na capital, Cartum
Sudaneses protestam contra o governo do país na capital, Cartum - Ahmed Mustafa -30.jun.19/ AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cor azul parece ter dominado as redes sociais nas últimas semanas substituindo as fotos de perfis de várias pessoas. A cantora Cardi B, 26, a modelo Naomi Campbell, 49, e a atriz Sophia Bush, 36, estão entre os famosos que adotaram a cor, assim como as brasileiras Bruna Marquezine, 23, e Gisele Bundchen, 38

Mas o que significa a cor azul? Nesse caso, ela faz parte de uma campanha pela conscientização da atual situação do Sudão, que vive uma onda de protestos, que têm sido reprimidos violentamente pelas forças do governo. No início de junho, 35 pessoas morreram e centenas de feriram após uma ação em um acampamento por democracia. 

O azul foi escolhido por conta de um dos mortos nas ações do governo: Mohamed Mattar. O rapaz de 26 anos era engenheiro e tinha em seu perfil no Instagram a cor azul, segundo o jornal britânico The Guardian. Cor que foi adotada posteriormente por amigos dele, como a influenciadora sudanesa Shahd Khidir, que tem quase 100 mil seguidores.

“O que começou como protesto pacífico se transformou em centenas de vidas inocentes tomadas. Mulheres, crianças e homens brutalmente feridos e estuprados. Mais de mil entes queridos desaparecidos e um apagão da internet para manter as pessoas em silêncio. A situação no Sudão é desumana”, afirmou Naomi Campbell no Instagram. 

“Por quanto tempo isso continuará antes que a comunidade internacional tome medidas urgentes contra esse ultraje e violência em massa?”, questionou ainda a modelo, depois em mensagem publicada após adotar o azul no lugar de sua foto de perfil na rede social. 

Já a atriz Sophia Bush, conhecida pela série “One Tree Hill” (2003-2012), pediu que as pessoas “façam barulho sobre o que está acontecendo no Sudão”. “Não dê as costas. Não desvie o olhar. Massacres patrocinados pelo Estado estão acontecendo. Por favor, olhe para quem ajuda essas pessoas e ajude. Espalhe a palavra”, afirmou. 

Também fizeram posts para chamar a atenção para o país africano Cardi B., as cantoras Rihanna e Sza, a modelo Bella Hadid, o rapper Bas, o ator John Boyega. No Brasil, Bruna Marquezine e Gisele Bundchen também adotaram a cor azul. As assessorias dessas duas foram procuradas, mas ainda não comentaram. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem