Celebridades
Descrição de chapéu Príncipe Harry casamento real

De mão boba do príncipe à saudação nazista da rainha, relembre 13 polêmicas da família real

Episódios mostram lado não tão glamoroso da realeza britânica

A rainha Elizabeth 2ª visita a cavalaria no Hyde Park em Londres
A rainha Elizabeth 2ª visita a cavalaria no Hyde Park em Londres - Yui Mok-24.out.2017AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Ao longo das últimas décadas, a realeza britânica estampou diversas vezes as capas dos tabloides do país com escândalos dignos do trono. Das baladas dos príncipes à relação da rainha com o nazismo, relembre as principais polêmicas envolvendo a família real.

SAUDAÇÃO NAZISTA

Em julho de 2015, o tabloide The Sun publicou imagens da rainha Elizabeth 2ª, na época com seis ou sete anos, fazendo a saudação nazista com a família. O filme caseiro é de 1933, ano em que o ditador nazista, Adolf Hitler, chegou ao poder na Alemanha.

Na sequência de 17 segundos, a futura rainha está nos jardins do castelo de Balmoral, residência real onde ela se refugiaria durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ela brinca com a irmã, Margaret, na época com três anos, ao lado da mãe Elizabeth (a rainha Mãe) e do tio paterno, Edward, que se tornaria rei em 1936 e é conhecido por sua simpatia pelo nazismo.

O Palácio de Buckingham criticou à época a divulgação. "É decepcionante que esse filme, feito há oito décadas e aparentemente tirado do arquivo pessoal da família de sua majestade, tenha sido obtido e explorado dessa maneira", disse o palácio em nota.


ABOTOADURA INDISCRETA

O príncipe Charles usou, em plena lua de mel com a princesa Diana, em 1981, abotoaduras dadas por sua atual mulher, Camilla Parker Bowles, com duas letras C  entrelaçadas --as iniciais dos nomes dos dois.  O emblema das abotoaduras ficou famoso quando Andrew Morton, autor da biografia, "Diana: Sua Verdadeira História", revelou conversa com a Lady Di na qual ela fala sobre o episódio.
 
"Em nossa lua de mel tivemos um jantar com o presidente [Anuar] Sadat e Charles levou em um de seus punhos as abotoaduras com dois 'Cs' entrelaçados", contou a princesa. Diana contou ao biógrafo que perguntou ao marido se as abotoaduras eram um presente de Camilla e recebeu como resposta: "Sim, há algum mal nisso? São o presente de uma amiga".
 
Em 2005, quando Charles e Camilla se casaram, o emblema dos dois "C" foi usado na xícara criada para ser souvenir da cerimônia, gerando críticas dos apoiadores de Diana --e mais uma polêmica para a conta da família real.
 

AMOR ABSORVENTE

O relacionamento entre Charles e Camilla veio à tona quando uma conversa entre o casal foi divulgada. Nela, Charles afirmou que "gostaria de ser o Tampax", uma marca de absorvente, de Camilla. Segundo Charles, se ele morasse "nas calças" de Camilla, a relação entre eles "seria muito mais fácil"


BEIJO SUSPEITO

Em junho de 2016, o tabloide americano Globe Magazine publicou fotos do que seria o príncipe Charles beijando um homem mais jovem. O tabloide chegou a dizer que Camilla teria pedido o divórcio e que a rainha estudava remover o filho da linha de sucessão do trono.
 
Três anos antes, a mesma publicação dissera que o príncipe era gay e que o casamento com a princesa Diana teria sido uma farsa. Charles não comentou as fotos, que não tiveram sua origem confirmada e foram vistas por veículos tradicionais como uma montagem.
 

BROCHE SUSPEITO

No fim do ano passado, a princesa Maria Cristina, casada com um primo da rainha Elizabeth 2ª, foi ao almoço de Natal promovido pela monarca com um broche no mínimo inadequado. 

A joia centenária faz parte de uma coleção de peças ao estilo Blackamoor, um termo pejorativo usado no passado para se referir a negros e que os retrata de maneira estereotipada e muitas vezes como escravos. 


SUSPEITO DE ABUSO

Em 2015, uma mulher alegou ter sido diversas vezes forçada a fazer sexo com o príncipe Andrew, terceiro filho da rainha Elizabeth 2ª. Segundo as alegações, ela teria sido forçada a manter relações sexuais com o príncipe em três localidades diferentes quando era menor de idade. O príncipe e o Palácio de Buckingham negaram as acusações.


TOPLESS

A revista Closer publicou fotos de Kate Middleton fazendo topless, em 2012. As imagens foram tiradas com lentes de longo alcance durante uma estadia de Kate e seu marido, o príncipe William, em um castelo de um sobrinho da rainha Elizabeth 2ª na Provença, ao sul da França.

A revista francesa foi condenada a pagar mais de 100 mil euros por danos e prejuízos ao príncipe e à duquesa de Cambridge. 

Capa da revista francesa "Closer" que estampou foto de Kate Middleton de topless - Thomas Samson-14set.2012/AFP

RELAÇÕES TENSAS

Kate Middleton não teve uma história de amor á primeira vista com a rainha Elizabeth 2ª. Em 2012, a monarca mudou o documento que regula a Ordem de Precedência da Casa Real e rebaixou Kate, obrigando a plebeia a, quando desacompanhada do marido, fazer reverência às princesas Beatrice e Eugenie, filhas do duque de York.

Segundo a imprensa britânica, a decisão seria motivada por ciúme das atenções dedicadas por jornais e revistas à duquesa.

Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, ao lado do príncipe William, da Rainha Elizabeth 2ª e do príncipe Philip no balcão do Palácio de Buckingham - Dylan Martinez-23.dez.2011/Reuters

MÃO BOBA

Em 2007, o príncipe William foi visto bebendo com os amigos em um bar na cidade de Bournemouth, quando uma brasileira, a estudante Ana Ferreira, à época com 18 anos, o reconheceu e pediu para tirar uma foto com ele.

O problema foi a mão de William, pousada sobre o peito da moça e estampada na capa do tabloide The Sun. William já estava em um relacionamento com Kate. 

Capa do tabloide inglês "The Sun" com foto do príncipe William abraçado com a brasileira Ana Ferreira (à esq.) e uma amiga - Ni Syndication
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem