Celebridades

Detran usa as redes sociais para chamar a atenção de famosos infratores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Débora Nascimento chamou a atenção do público, no último dia 27, ao fazer um desabafo em seu perfil no Instagram (rede social de fotos e vídeos) em que falava sobre a dificuldade que estava enfrentando para emagrecer

Para o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, no entanto, o vídeo teve destaque por outro motivo: Débora aparecia dirigindo durante todo o tempo em que gravava a mensagem.

O órgão não perdeu tempo. Horas depois, ainda no mesmo dia, postou em seu perfil no Facebook um puxão de orelha na atriz: "Desabafar é preciso, mas fazer isso no celular enquanto dirige é muito perigoso. Isso porque você divide a atenção entre o celular e o trânsito à sua frente. E, num piscar de olhos, um acidente pode acontecer".

Débora não foi a primeira famosa flagrada pelo Detran. Esse tipo de ação foi iniciada em junho do ano passado com a apresentadora Angélica e já pegou outras celebridades desatentas.

O trabalho é realizado por oito profissionais, que fazem parte da equipe de comunicação do órgão. A moda já até se estendeu para outros Estados. No início de junho, por exemplo, o Detran do Rio de Janeiro chamou a atenção da atriz Isis Valverde, que postou foto de uma pessoa que não se sabe ao certo se era ela mesma com as pernas sobre o colo do motorista do veículo.

Segundo o diretor-presidente do Detran SP, Maxwell Vieira, o objetivo é aproveitar a popularidade dos famosos para conscientizar a população sobre condutas que são perigosas no trânsito, como dirigir falando ao celular ou gravando vídeos, prática muito comum não só entre os famosos. "É uma forma de impactar um maior número de pessoas sobre a importância dessa mudança de postura no trânsito", explica.

Segundo informações do órgão, as ações com famosos alcançaram nas redes sociais do Detran SP mais de 760 mil pessoas. Vieira também salienta que os posts nas redes sociais procuram tratar o tema de forma mais leve e bem-humorada, em uma tática de aproximar do público um órgão conhecido por ter atribuições burocráticas.

A atriz Débora Nascimento não se sentiu ofendida. "Achei a ação interessante, pois leva a mensagem de conscientização no trânsito para mais motoristas de maneira leve e simpática. Não entendi como bronca, mas como um alerta de cuidado até bem carinhoso e cheio de empatia. Quanto mais pessoas forem informadas e, com isso, mudarem pequenas atitudes na direção, mais fácil e seguro será o trânsito para todo o mundo", opina.

Angélica, em 28 de junho de 2016

Angélica foi a primeira famosa flagrada em uma infração de trânsito. Ela apareceu em seu programa, Estrelas (Globo), ao lado da humorista Dani Calabresa, falando ao celular enquanto dirigia. 

O que o Detran falou: "É fã da Angélica? Conta para ela, urgente, que falar ao telefone enquanto dirige diminui a atenção, e a falta de atenção pode causar um baita acidente. Quem sabe na próxima, a pedido dos fãs, ela não vá de táxi?"

Angélica usa celular enquanto dirige
Angélica usa celular enquanto dirige *** **** - Reprodução Globo

Mariana Weickert, em 3 de agosto de 2016

No programa "A Liga", da Band, a modelo e apresentadora Mariana Weickert aparece indo para uma festa na garupa de uma moto, mas sem usar capacete.

O que o Detran falou: "Mariana Weickert, sua linda: você que é modelo internacional de beleza também podia ser modelo de responsa no trânsito, né? Andar de moto sem capacete NUNCA mais, ok? Nem em A Liga na Band nem em lugar nenhum." 

Mariana Weickert anda de moto sem capacete
Mariana Weickert anda de moto sem capacete *** **** - Reprodução Band

Isis Valverde, em 9 de junho de 2017

A atriz postou uma foto no Instagram que mostra as pernas de uma mulher em cima das do motorista, enquanto ele dirige.

O que o Detran falou: "Adoramos seus cliques, mas, quando um carro está em movimento, o ideal para a sua segurança é se sentar com os pés para baixo, a coluna ereta e usar sempre o cinto de segurança. Além de ser importante também que nada esteja próximo ao volante com o risco de obstruir os movimentos do motorista. Seguindo essas dicas, sua viagem será mais segura e, aí, é só aproveitar o visual da estrada. Boa viagem!"

Isis Valverde leva 'bronca' do Detran em rede social  Foto Reproducao/ Twitter ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Isis Valverde leva 'bronca' do Detran em rede social - TBA; FOLHA DE S.PAULO

Débora Nascimento, 27 de junho de 2017

A atriz Débora Nascimento faz um desabafo em vídeo no Instagram sobre a dificuldade de emagrecer para fazer uma nova personagem. Nas imagens, ela aparece dirigindo.

O que o Detran falou: "Assim você corta nosso coração, Débora! Força, você vai conseguir! Mas ó: não descuida da saúde nem da sua segurança, viu? Desabafar é preciso, mas fazer isso no celular enquanto dirige é muito perigoso. Isso porque você divide a atenção entre o celular e o trânsito à sua frente. E, num piscar de olhos, um baita acidente pode acontecer." 

Débora Nascimento faz Stories, no Instagram, enquanto dirige
Débora Nascimento faz Stories, no Instagram, enquanto dirige *** **** - Reprodução Instagram

*A reportagem foi publicada na "Revista da Hora", do jornal "Agora", pertencente ao Grupo Folha. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias