Celebridades

Reações dos famosos após votação têm dança do impeachment e preocupação com novo governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​A tarde deste domingo (17) foi de nervos acirrados durante a votação para aprovação da abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). E, claro, nas redes sociais.

A classe artística que nos últimos meses tem se manifestado a respeito do tema preferiu moderar o tom. Ao invés de se manifestarem pró ou contra o governo, as celebridades decidiram apontar o canhão de críticas para os deputados, cujos discursos "despreparados" e "hipócritas" marcaram a votação.

Mas, assim que os deputados autorizaram o impeachment da presidente, algumas celebridades mudaram o tom, sendo mais diretos nas opiniões favoráveis ou contrárias ao governo.

Danilo Gentili, que sempre se posicionou contra o governo, prometeu ensinar o passinho do impeachment junto com a Carreta Furacão, fenômeno da web. Monica Iozzi, contrária ao impedimento, se mostrou preocupada com o futuro governo brasileiro.

No começo, houve também quem preferiu entrar no bloco dos "isentões" e compartilhou mensagens mais amplas acerca do debate.

Luciano Huck, embora tenha posicionamento definido a respeito do tema, preferiu compartilhar o seu "não compartilhamento" de opinião em um post no Facebook.

 

Mas aos poucos o bloco foi perdendo força. Os apresentadores Xuxa e Márcio Garcia colocaram fotos de apoio ao impeachment.

 

A seguir, veja os principais comentários:

Sem deixar clara sua opinião acerca do impeachment, Lázaro Ramos criticou Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados.

​ O vocalista da banda Detonautas​ Tico Santa Cruz, que nesta semana foi expulso de um voo da Gol, é contra o impeachment. Ele criticou os deputados "golpistas" que votam pela deposição de Dilma Rousseff.

José de Abreu, declaradamente petista, acompanhou a votação enquanto tecia comentários no Twitter. Em uma de suas postagens, o ator disse que os "golpistas não passarão".

Com o resultado consolidado, o ator criticou o canto de "sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor".

​Bruno Mazzeo não se declarou contra o impeachment, mas fez coro aos que reprovaram a "hipocrisia" dos parlamentares: "A TV podia colocar embaixo de cada deputado que está ao microfone uma legenda com um resumo das acusações sobre ele, pra gente acompanhar", disse.

O apresentador e humorista Danilo Gentili anunciou o "Stand-Up do Impeachment" na manifestação anti-Dilma na Av. Paulista e disse "Tchau, querida".

Depois, ele postou uma foto junto com a Carreta Furacão, fenômeno da web que ia se apresentar na avenida Paulista, e prometeu ensinar o passinho do impeachment.

​ "E se a gente se amasse e votasse tudo de novo?" perguntou Caio Blat no sábado (16). O ator se disse "nem Dilma, nem Temer" e pediu "diretas já".

A atriz Leandra Leal, que já cobrou imparcialidade da GloboNews na cobertura dos protestos pró e contra impeachment, não defendeu Dilma Rousseff, mas afirmou que a votação na Câmara "é uma falsa batalha contra a corrupção".

Habituado a entrevistar deputados em seus tempos do extinto "CQC" (Band), o apresentador global Felipe Andreoli não se manifestou contrário ou favorável à deposição, mas usou o Twitter para criticar o deputado do PTB que mandou um beijo para a neta enquanto votava: "Esse Sergio Moraes é escória de primeira. Desde os tempos de CQC. Um beijo Ana minha neta! O cara acha que tá no Faustão?"

 

​ A ex-apresentadora do "Vídeo Show" Monica Iozzi também lembrou seus tempos de "CQC": "Durante quatro anos ouvi esses deputados aí. Revoltante ver tantos caras desonestos, que nem sabem citar as regiões do país 'indignado'", escreveu em um dos seus posts.

Com o resultado consolidado, ela mostrou preocupação com o futuro do país.

​ O humorista Marcos Veras esteve no coro que apontou o despreparo dos parlamentares.

 

​ ​A atriz Fernanda Paes Leme também se manteve neutra na discussão. Ela afirmou que "corruptos" votavam "contra a corrupção". "O mal do esperto é achar que os outros são idiotas. E o pior é que são mesmo", disse.

"Fora todo mundo", pediu Tainá Müller. A atriz observou que a dedicatória dos votos dos deputados "diz muito sobre as atitudes dessa corja".

Milton Neves manteve o bom-humor ao desaprovar a postura de Eduarco Cunha.

​ O humorista Helio de La Peña também direcionou sua desaprovação ao Congresso.

Camila Queiroz opinou na mesma direção.

​ O ator Duda Nagle comemorou os votos pró-impeachment e disse esperar que nos "próximos quatro domingos" caiam Temer, Cunha e Renan Calheiros. Após a votação, ele lembrou a frase "Tchau querida", dita por Lula a Dilma em uma ligação, que virou uma espécie de bordão pró-impeachment.

​ Faltando dez votos para a aprovação do impeachment, Astrid Fontenelle falou que "nada mudaria, a não ser para pior".

​E teve grávida com desejo inusitado: Antonia Fontenelle quis explodir a Casa Legisladora.

O apresentador Marcelo Rezende publicou uma montagem comparando o que acredita ser impeachment e golpe.

​ Lucy Ramos, no ar em "Velho Chico" (Globo), comemorou o fato de o voto decisivo ter vindo de um parlamentar de seu estado, Pernambuco.

​Recém-contratado da Globo, Rafael Cortez foi discreto em seu posicionamento, mas deixou um recado para Temer.

​ Nem Dilma, Nem Temer, Nem Cunha. O Chef e jurado do "MasterChef Brasil" (Band) Henrique Fogaça é a favor do anarquismo.

​ A apresentadora Eliana postou uma foto da Av. Paulista, onde se reuniam os pró-impeachment.

​Isentões?

Antes isentos nas redes, bastou que os deputados autorizassem o impeachment para algumas celebridades se declararem contra o governo.

Xuxa, que havia despertado polêmica entre seus seguidores ao publicar a foto de um bebê, colocou um gigante com a bandeira brasileira, em alusão à frase "o gigante acordou".

 

​E Marcos Garcia colocou uma foto do placar do impeachment marcando 342, o número de votos necessários para que o processo fosse autorizado.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias