Celebridades

Latinos boicotam 'Miss Universo' após ofensas de Donald Trump a mexicanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Univisión, a rede hispânica líder de audiência nos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (23) que rompeu sua relação comercial com a organização Miss Universo de Donald Trump pelos comentários ofensivos do magnata e pré-candidato presidencial contra os imigrantes mexicanos.

A rede não transmitirá o concurso Miss USA, previsto para o dia 12 de julho, ou nenhum outro "projeto associado à Trump Organization", indicou a empresa em um comunicado.

"A empresa está colocando fim a sua relação comercial com a Miss Universe Organization, que pertence em parte a Donald J. Trump, como consequência de seus comentários ofensivos sobre os imigrantes mexicanos", disse a Univision.

Segundo o site "TMZ", Donald Trump afirmou que vai processar a Univision e pedir "centenas de milhões de dólares" por eles terem rompido a parceria com o Miss Universo.


A concessão dos direitos de transmissão do Miss Universo e Miss USA à Univision havia sido anunciada por Trump em janeiro, após a última edição do Miss Universo em Doral, Flórida. Até o momento os direitos estavam nas mãos da Telemundo, outra televisão hispânica.

A Univisión se somou às vozes de protesto contra Trump, o extravagante multimilionário de 69 anos que ao lançar sua candidatura à Casa Branca na semana passada atacou os imigrantes mexicanos.

"Quando o México manda seu povo [aos EUA], mandam pessoas que têm um monte de problemas e trazem estes problemas para nós. Eles trazem as drogas, trazem o crime, são estupradores", declarou o magnata, que propôs erguer uma parede intransponível entre Estados Unidos e México.

As palavras provocaram críticas tanto nos Estados Unidos quanto no México, onde o secretário de Governo (Interior), Miguel Ángel Osorio Chong, as classificou de preconceituosas e absurdas.

"Na Univisión, vemos de perto a ética trabalhista, o amor pela família e os sólidos valores religiosos dos imigrantes mexicanos e americanos de origem mexicana, como também o importante papel que tiveram e seguem tendo em forjar um futuro para o nosso país", escreveu a Univisión.

Crédito: Greg Harbaugh/AFP Donald Trump no Miss Universo 2012
Donald Trump no Miss Universo 2012

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias