Celebridades

Vinho do casal Pitt-Jolie é o primeiro rosé na lista dos 100 melhores da 'Wine Spectator'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vinho Miraval Côtes de Provence 2012, produzido em um castelo francês de propriedade dos atores americanos Angelina Jolie e Brad Pitt, se tornou o primeiro rosé a figurar na lista de cem melhores vinhos do ano da prestigiada revista americana "Wine Spectator".

Esta é a 25ª vez que a lista é produzida. O rótulo do casal "Brangelina" somou 90 pontos na classificação --de 100 possíveis-- da revista e ficou na posição 84. O vinho foi definido por Kim Marcus, editor e crítico da "Wine Spectator", como "refinado e elegante".

A lista foi encabeçada pelo vinho espanhol Cune Rioja Imperial Gran Reserva 2004 (95 pontos), pelo francês Château Canon-La Gaffelière St.-Emilion 2010 (96 pontos) e pelo americano Domaine Serene Pinot Noir Willamette Valley Evenstad Reserve 2010 (95 pontos) --os três, tintos.

Como a posição final também leva em consideração fatores como preço, disponibilidade no mercado e um "fator surpresa", vinhos de pontuação menor podem ficar mais bem posicionados.

Esta também foi a primeira vez que um vinho espanhol liderou a lista da "Wine Spectator".

PITT-JOLIE

"Essa grande conquista demonstra que um vinho rosé fresco e elegante da Provence pode competir com os melhores vinhos do mundo. Vinho é uma questão de prazer, e o Miraval se dedica a mostrar a verdadeira experiência da Provence em cada taça", disse, em comunicado, Marc Perrin, tradicional produtor francês que se associou ao casal de Hollywood.

Perrin também produz o francês Château de Beaucastel Châteauneuf-du-Pape, oitavo colocado na lista.

O vinho Miraval é importado no Brasil pela World Wine; sua chegada foi tema de reportagem de capa do caderno "Comida", em julho deste ano.

À época, em teste às cegas, a colunista da Folha Alexandra Corvo aprovou o rótulo, definido como "muito aromático, delicado e saboroso, mas um pouco alcoólico demais".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias