Bichos

Primeira ave é apenas dino com penas, afirma pesquisa chinesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querem derrubar o célebre fóssil Archaeopteryx do poleiro que ele ocupa lá se vão 150 anos.

Pesquisadores chineses defendem que o bicho não é o "pai" das aves, como se acredita, mas apenas uma espécie de dinossauro penoso.

O líder do grupo que defende a ideia na edição desta quinta-feira da revista científica "Nature" é Xing Xu, provavelmente o maior especialista em dinos emplumados do planeta.

Crédito: Xing Lida e Liu Yi/Divulgação Concepção artística do dinossauro chinês Xiaotingia zhengi; segundo especialista, ele não seria o "pai" das aves
Concepção artística do dinossauro chinês Xiaotingia zhengi; segundo especialista, ele não seria o "pai" das aves

Paleontólogo da Academia Chinesa de Ciências, Xu já descreveu dezenas de fósseis espetaculares, cujas penas estão preservadas graças a condições geológicas muito especiais.

Na "Nature", ele e seus colegas apresentam mais um desses bichos, o pequeno Xiaotingia zhengi, de 155 milhões de anos e peso estimado de apenas 800 g.

A questão é que a criatura possui um conjunto de características morfológicas (como as patas da frente, ou "asas", longas e robustas) muito parecidas com as do suposto pai das aves.

Tem também a mesma idade do Archaeopteryx--ambos são bichos do fim do período Jurássico.

Quando Xu e seus colegas usaram um programa de computador para saber onde o novo animal se posiciona na árvore genealógica de dinossauros e aves --método comum nessa área de pesquisa--, eles viram que não só o bicho foi considerado dinossauro como também sua presença "puxou" o Archaeopteryx para o lado dos dinos.

Isso significa que o Archaeopteryx pertenceria ao grupo mais geral de dinossauros emplumados, que inclui o famoso Velociraptor, e não ao conjunto em que estão as aves "verdadeiras".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias