Bichos

Baleia ferida encalha em praia de Atenas e mobiliza equipes de resgate

Animal apresenta ferimento geralmente provocado por hélices de navios

Filhote de baleia encalha em praia de Atenas - Aris Messinis - 28.jan.22/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atenas
AFP

Uma jovem baleia ferida no focinho encalhou em uma praia no sul de Atenas nesta sexta-feira (28). Os esforços de resgate estão em andamento, segundo a polícia portuária e especialistas.

Imagens transmitidas pela TV local mostravam um veterinário coletando amostra de sangue do animal debilitado. Ele movia lentamente sua cauda, na água, perto da praia de Flisvos, no município portuário de Falero.

Aimilia Drougas, oceanógrafa e cofundadora da Arion, disse à AFP que "a baleia Ziphius cavirostris, uma espécie bastante comum no mar Egeu (leste) e no mar Jônico (oeste), assim como na costa de Creta (sul), estava ferida no focinho".

Baleia encalha em praia de Atenas - Aris Messinis - 28.jan.22/ AFP

A equipe desta instituição detectou o cetáceo na quinta-feira (27), a cerca de 15 km de distância, próximo à praia de Vouliagmeni, e tentou conduzi-lo para o mar, relatou. Nesta sexta, porém, "a baleia encalhou em Flisvos e está ferida", lamentou, observando que se trata de uma baleia bastante jovem.

Segundo Drosos Koutsoubas, professor de biologia marinha da Universidade do Mar Egeu, citado pela ERT, "as hélices dos navios causam, com frequência, esse tipo de lesão".

Semelhante aos golfinhos, a Ziphius cavirostris, uma baleia de tamanho médio com comprimento máximo de sete metros, mergulha a uma profundidade de entre 1.000 e 4.000 metros, afirmou Aimilia Drougas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem