Bichos
Descrição de chapéu América Latina

Cientistas descobrem nova espécie de lagarto em área protegida do Peru

'Contribuição valiosa do Peru para o mundo', afirmou entidade

Imagem de nova espécie de lagarto descoberta em área protegida do Peru - Sernanp/ AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima
AFP

Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto em uma área natural protegida em Arequipa, no sul do Peru, informou nesta terça-feira (28) o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp) do país sul-americano.

"A descoberta recente de uma nova espécie de lagarto pela ciência na Reserva Paisagística da Sub-bacia de Cotahuasi, área natural protegida na região de Arequipa, representa uma contribuição valiosa das áreas naturais protegidas do Peru para o mundo", afirmou comunicado da entidade.

A nova espécie, denominada Liolaemus warjantay, foi registrada no altiplano próximo da Cordilheira dos Andes, acima de 4.500 metros de altitude. A descoberta foi feita há poucas semanas como parte de uma pesquisa científica que envolve especialistas de Peru, Argentina, Chile e Bolívia.

O lagarto se caracteriza por possuir uma cor cinza-escuro na parte dorsal da cabeça, escamas palpebrais de cor amarelo-claro no caso das fêmeas da espécie e manchas em linhas transversais finas e curvas que formam pequenos círculos nas costas.

Além disso, o animal se diferencia de outras espécies de seu gênero por apresentar escamas trífidas na planta das patas e pela ausência de poros femorais.

A reserva paisagística da sub-bacia de Cotahuasi é uma área protegida na região de Arequipa, com uma extensão de 490.550 hectares, onde já foram catalogadas 158 espécies de aves.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem