Bichos

Cidade da África do Sul alerta população após 14 leões fugirem de parque

Governo e reserva enfrentam impasse sobre destino dos animais

Leão em uma reserva de caça adjacente ao famoso Parque Nacional Kruger, na África do Sul
Leão em uma reserva de caça adjacente ao famoso Parque Nacional Kruger, na África do Sul - Siphiwe Sibeko - 12.abr.19/ Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joanesburgo
AFP

​Autoridades tiveram que alertar a população da cidade de Phalaborwa, no nordeste da África do Sul, após 14 leões escaparem do Parque Nacional Kruger. Não foi informado quando teria ocorrido a fuga dos animais, mas eles foram vistos perambulando nas proximidades de uma mina de fosfato.

"Pedimos aos trabalhadores da mina de Foskor e à população que permaneçam vigilantes", alertou o Ministério do Meio Ambiente e Turismo da província de Limpopo, onde o parque está localizado.

As autoridades da província e do parque fizeram uma reunião para discutir o destino dos animais, mas, embora o governo tenha decidido pela captura e retorno dos animais ao Kruger, o porta-voz do local, Ike Phaahl, disse à rede de televisão SABC que "eles vão voltar a escapar".

"Temos que identificar um parque natural para onde [os leões] possam ser levados para que estabeleçam seu próprio território", afirmou o porta-voz. Até que o assunto seja resolvido, os felinos "representam um perigo para aqueles que trabalham na área", alertou.

Na última quarta-feira (5), um leopardo do Parque Nacional Kruger atravessou uma cerca elétrica e invadiu um local da equipe da reserva, onde matou um menino de dois anos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem