Bichos

Operários resgatam 'cão' de rio congelado e descobrem que era um lobo

O 'cachorro' foi tratado por veterinários em uma clínica
O 'cachorro' foi tratado por veterinários em uma clínica - Eupa
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil

Operários estonianos correram para resgatar um cachorro que estava preso em um rio congelante nesta quarta –sem saber que estavam prestes a colocar um lobo selvagem em seu carro. Os homens estavam trabalhando em uma barragem no rio Parnu, na Estônia, quando viram o animal tentando sair da água cheia de gelo

Eles abriram caminho em meio ao gelo que havia no rio, retiraram o animal e o levaram a uma clínica veterinária para receber tratamento. Só então descobriram que estavam levando um lobo.

A União Estoniana de Proteção aos Animais (Eupa) disse que o lobo estava com a pressão baixa quando chegou ao veterinário, o que pode explicar seu comportamento dócil com os homens que o levaram para o carro para aquecê-lo.

Um dos homens, Rando Kartsepp, disse ao jornal estoniano Postimees que eles tiveram que percorrer uma subida para levar o animal ao carro, e o lobo era bastante pesado. "Ele estava calmo, dormiu sobre minha pernas. Quando eu precisei esticá-las, ele levantou a cabeça por um momento", disse Kartsepp.

Os veterinários suspeitaram da verdadeira identidade do "cachorro", mas foi um caçador local, acostumado com os lobos da região, que finalmente confirmou: era um jovem lobo macho, de cerca de um ano de idade.

Com a confirmação da verdadeira espécie do bicho, os funcionários da clínica colocaram o lobo em uma gaiola após o tratamento – caso ele se tornasse menos dócil após se recuperar. A Eupa disse que pagou pelo tratamento do lobo, e que, "felizmente, tudo terminou bem".

O lobo se recuperou em um dia e foi liberado de volta à natureza –depois de receber uma coleira com GPS colocada por pesquisadores da agência ambiental da Estônia. "Estamos tão felizes com a conclusão da história, e gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos –especialmente a esses homens que resgataram o lobo e aos veterinários que não tiveram medo de tratar e alimentar um animal selvagem", disse a Eupa.

A Estônia é habitat de milhares de lobos, e apenas alguns deles receberam coleiras com GPS no último ano. A espécie normalmente evita a presença de humanos. Os lobos foram escolhidos como o animal nacional da Estônia no ano passado por um grupo de organizações de proteção à natureza.

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem