Bichos

Aranha devora e mumifica lagarto

Uma falsa-viúva-negra foi registrada devorando único lagarto nativo da Irlanda

aranha viúva negra
A falsa-viúva-negra costuma se alimentar de insetos, animais invertebrados e até de outras aranhas - Getty Images
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu BBC News Brasil
Christina McSorley

Zootoca vivipara, conhecido como lagarto comum, é uma espécie de réptil protegida no país. Um cidadão irlandês encontrou uma falsa-viúva-negra (Steatoda nobilis), ao lado do pequeno lagarto morto no jardim de casa, em Dublin, na Irlanda.

​​O animal estava parcialmente envolto na seda lançada pela aranha, que aparentemente estava se alimentando dele. Segundo o zoólogo Michel Dugon, do Instituto Ryan da Universidade Nacional da Irlanda, em Galway, o lagarto ficou "completamente mumificado".

​ "O que vimos é que o lagarto estava completamente embrulhado, do mesmo jeito que uma aranha envolveria sua presa", explica. ​ "O lagarto tinha 8,5 centímetros e pesava 0,4 gramas. Não havia nada nele, exceto pele e osso. A aranha devorou apenas a carne."

"Ela se alimentou do lagarto pelo pescoço. Aranhas mordem suas presas em volta do pescoço para que o veneno atinja o sistema nervoso central", completa.

 

​DIGESTÃO EXTRACORPÓREA

A digestão da aranha é extracorpórea, ou seja, acontece fora do corpo. "É bem repulsivo, mas muito interessante", diz Dugon. "Primeiro a aranha injeta veneno por meio de suas presas, depois usa as presas para perfurar a pele da vítima. Na sequência, lança enzimas digestivas na vítima e, uma vez que todos os órgãos da presa são transformados em uma espécie de caldo, ela chupa de volta. É assim que o lagarto ficou completamente mumificado."

​De acordo com Dugon, a falsa-viúva-negra chegou à ilha da Irlanda há 20 anos e passou quase despercebida. Embora o evento incomum tenha ocorrido em maio de 2017, os pesquisadores do Instituto Ryan e da Sociedade de Herpetologia da Irlanda acabaram de publicar um artigo sobre o tema. Lagartos normalmente se alimentam de aranhas, então, encontrar uma aranha comendo um lagarto é inusitado por si só. "É a primeira vez que registramos um aracnídeo se alimentando de um animal vertebrado na Irlanda", afirmou Dugon ​. "É um excelente exemplo de como uma espécie invasora pode ficar fora do nosso radar por 20 anos, e quando começamos a notá-la, provavelmente é tarde demais."

​De acordo com o Museu de História Natural, em Londres, as falsas-viúvas-negras chegaram ao sudoeste da Inglaterra na década de 1870. São as aranhas mais venenosas da Grã-Bretanha, embora não tenham sido registradas mortes em decorrência da sua picada no Reino Unido.

De cor marrom, com patas vermelho alaranjadas, a falsa-viúva-negra possui marcas creme no abdômen. Em geral, se alimenta de insetos, animais invertebrados e até de outras aranhas. Prefere lugares quentes e escuros.

lagarto
O maior desafio enfrentado pelo lagarto comum é a destruição do seu habitat natural - GETTY IMAGES

"NÃO TÃO MORTAL QUANTO A ABELHA"

A Sociedade de Herpetologia da Irlanda pediu que as pessoas avisem caso se deparem com carcaças de lagarto. Mas Rob Gandola, coautor do artigo, lembra que a falsa-viúva-negra não é a principal ameaça para os lagartos irlandeses. "A urbanização rápida, com casas sendo construídas em áreas anteriormente rurais, representa a maior ameaça à sobrevivência do lagarto comum".

Nós também não precisamos nos preocupar muito com as falsas-viúvas-negras. Segundo Dugon, embora uma mordida possa ser desconfortável, não é fatal. "Se você for mordido por uma falsa-viúva-negra, poderá sentir diversos sintomas, de inchaço, à inflamação dos vasos sanguíneos e náuseas, tudo que não é divertido e, até onde sabemos, não é fatal", diz o especialista.

"Todos os anos, no Reino Unido, cerca de cinco a sete pessoas morrem de picadas de abelha. No entanto, a maioria das pessoas não vê as abelhas como criaturas mortíferas. No geral, uma abelha é muito mais mortal do que uma falsa-viúva-negra", acrescenta.

raio-x de animal
Lagarto nativo foi encontrado parcialmente envolto na seda da falsa-viúva-negra - BIOLOGY AND ENVIRONMENT JOURNAL

BBC News Brasil
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias