Bichos

Quem ama mais os humanos, gatos ou cachorros? Saiba a (óbvia) resposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Às vezes, é necessária uma pesquisa para comprovar o que todos já sabem (ou suspeitam).

Assim como Kate Winslet deu a palavra final de que DiCaprio cabia, sim, na tábua de "Titanic", outro embate histórico se resolveu nos últimos dias: cachorros nos amam mais do que os gatos.

O pesquisador Paul Zak, que participou do documentário da BBC "Cats v. Dogs" ("Gatos vs. Cachorros") realizou uma pesquisa com base no hormônio da ocitocina, que mede o afeto e e alegria associada ao carinho nos mamíferos.

O teste nunca tinha sido feito antes em gatos. Após o carinho feito por humanos, o nível de ocitocina dos cachorros subiu 57%; dos gatos, apenas 12% —já nós, humanos, ficamos com a ocitocina de 40 a 60% mais alta após uma sessão de chamego.

O teste prova, no entanto, que quem diz que gatos não gostam nem um pouco de seres humanos está errado. Eles  não ficam tão felizes com o contato, mas não são indiferentes.

A página "IFLS" aponta também que o estudo não pode ser levado muito a sério, já que a ocitocina não é simplesmente o hormônio "do carinho". Ela está associada à lactação e à confiança também.

Cachorro e gato no sofá
Cachorro e gato no sofá - Reprodução/Flickr

 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias