Astrologia

Mercúrio retrógrado? Não entre em pânico, isso nem sempre é sinal de notícias ruins

Conheça mitos e verdades sobre esse trânsito

Ilustração personare
mercúrio retrógrado - Reprodução
Descrição de chapéu Personare
Marcia Fervienza

O fenômeno Mercúrio retrógrado ocorre todos anos em três momentos. Neste domingo, 7 de julho, aconteceu o segundo de 2019. Saiba o que é verdade e o que é mito sobre este período tão forte e significativo.

1. MERCÚRIO ESTÁ ANDANDO PARA TRÁS

MITO. Os planetas não andam para trás. O que nos faz “ver” um planeta aparentemente se movimentando para trás no céu é o fato dele, em determinado momento, estar se movendo mais lentamente do que a Terra, o que nos dá a ilusão ótica de estar andando para trás. É mais ou menos como ocorre quando estamos num trem em alta velocidade e passamos por um carro que está indo na mesma direção do trem, mas em menor velocidade. Visto do trem, pode parecer que o carro está andando para trás. Mas, na verdade, é o trem que está andando mais rápido do que ele.

2. COM MERCÚRIO RETRÓGRADO, NÃO CONSEGUIMOS RESOLVER NADA EM NOSSAS VIDAS

MITO. Pelo contrário: quando Mercúrio está retrógrado é um ótimo momento para finalizar pendências e retomar coisas que começamos e deixamos na metade do caminho!

Além disso, Mercúrio retrógrado traz a necessidade de revisão, gera incertezas sobre decisões tomadas e nos faz questionar se e como devemos seguir adiante, o que naturalmente pode gerar demoras naquilo que temos em andamento. Por isso, recomenda-se não iniciar nada novo e focar no que já está em curso.

Adicionalmente, como Mercúrio rege nossos processos intelectuais, podemos estar mais distraídos e prestando menos atenção a detalhes que podem ser fundamentais para o sucesso de uma transação ou decisão. No entanto, isso não nos impede de assinar contratos, fechar negócios ou tomar decisões           –desde que estejamos atentos para não deixar passar desapercebido nenhum fator relevante para o processo.

3. COM MERCÚRIO RETRÓGRADO, MEU RELACIONAMENTO VAI TERMINAR

MITO. Não, não vai. Mas é possível que você precise tomar mais cuidado com o que fala, como fala e com o que cala, porque é mais comum que hajam mal-entendidos durante esse período. Estando ciente disso, você só precisa lembrar que os humores de todo mundo estão mais sensíveis nesta época e, com isso, fazer um esforço adicional para ser claro naquilo que diz.

E se por ventura seu relacionamento terminar com Mercúrio retrógrado porque os ânimos estavam a flor da pele é muito possível que seja temporário e que quando Mercúrio fique direto vocês se reúnam novamente para conversar e possam se entender melhor.

4. MERCÚRIO RETRÓGRADO É SEMPRE A PIOR FASE DO ANO

MITO. A verdade é que nem todo mundo sente Mercúrio retrógrado com a mesma intensidade. Serão mais afetados aqueles que sejam de Gêmeos ou Virgem ou que tenham Gêmeos ou Virgem em posição relevante no mapa (como ascendente ou Meio do Céu).

Além disso, Mercúrio é um planeta pessoal rápido, o que significa que seu movimento isolado no céu raramente será sentido pela gente, a menos que ele faça contatos com pontos e planetas no nosso mapa. Aí sim, naquela área, a função psicológica do planeta tocado por Mercúrio Retrógrado pode ser afetada. Ali podemos ver demoras, atrasos e revisões.

Adicionalmente, aqueles que são afetados por Mercúrio Retrógrado geralmente sentem os problemas em coisas menores – tipo “pequenas aporrinhações”. Ou seja, problemas com carro que não pega pela manhã quando você está atrasado para o trabalho, você cancela uma reunião por telefone e o cliente não recebe o recado que deixou com a secretária, o computador precisa de reparo justo na véspera da sua data de entrega de um trabalho importante para seu chefe, seu telefone deixa de funcionar quando você está esperando notícias de uma entrevista de emprego… coisas desse tipo. Os problemas são mais chatos do que realmente perturbadores.

5. MERCÚRIO RETRÓGRADO É SEMPRE RUIM

MITO. Nada é sempre ruim. Tudo depende da situação do momento e para quem. Se você estiver cheio de pendencias, Mercúrio retrógrado pode diminuir o ritmo geral do que está rolando em outras áreas da sua vida e te dar espaço e tempo para lidar com as questões atrasadas.

Por outro lado, para quem nasceu com Mercúrio retrógrado, a retrogradação desse no céu pode funcionar como um fator liberador daquela energia que no mapa natal da pessoa está introjetada. Para ela, pode haver maior fluidez de pensamentos, comunicação e eventos nesse período. Ou ela pode sentir que a energia ao seu redor funciona de forma mais semelhante a como funcionam seus processos de pensamento e comunicação. Obviamente, isso não é verdade para todo mundo que nasceu com Mercúrio retrógrado, mas pode funcionar de forma positiva para muitas pessoas.

6. TUDO QUE SE COMEÇA COM MERCÚRIO RETRÓGRADO NÃO DURA

SIM E NÃO. A questão é que antes de poder dizer se durará ou não será preciso coletar mais informações sobre a pessoa ou a situação, porque você está entrando em algo novo em um momento onde (de forma geral) muita da informação que você precisa sobre aquela pessoa ou situação não está disponível. Na verdade, Mercúrio Retrógrado por si só não determina que não vai durar, mas pede que esperemos até o final do trânsito para confirmar se quando Mercúrio ficar direto você ainda vai querer aquilo e se a pessoa ou a situação ainda estará presente.

7. COM MERCÚRIO RETRÓGRADO, TUDO DÁ ERRADO

SIM E NÃO. Com Mercúrio Retrógrado, nossos processos mentais não estão funcionando de acordo com o nosso normal. Com isso, as coisas a nossa volta (que são regidas e orientadas por outras pessoas cujos processos mentais também estão funcionando diferentemente) não acontecem dentro do que estamos acostumados e do que esperamos. Com isso, Mercúrio Retrógrado nos pede que nos planejemos e tenhamos planos alternativos para tudo que envolva nosso dia a dia e rotina.

personare
Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias