Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O espanhol Juan Bernabé, responsável pela águia que é a mascote do clube de futebol italiano Lazio, foi demitido na última segunda-feira (13). O corte foi feito após ele compartilhar imagens nas redes sociais de um procedimento cirúrgico de implante peniano.
Aos 56 anos, o dono do animal pediu perdão várias vezes ao presidente do clube e afirmou não entender a repercussão negativa de suas ações. Segundo o site italiano Fanpage, ele se recusou a aceitar a demissão e permaneceu no complexo esportivo até sua recuperação completa da cirurgia.
Em comunicado, a Lazio anunciou o encerramento do contrato, destacando a "gravidade de seu comportamento". O clube afirmou que compreende a tristeza dos torcedores com a ausência da águia nos jogos em casa, mas que tomaram a melhor decisão para o time.
Esta não é a primeira controvérsia envolvendo o profissional. Em 2021, o responsável pela mascote foi filmado fazendo uma saudação fascista ao final de uma partida, enquanto gritava "Duce, Duce", em referência a Benito Mussolini, ex-líder fascista italiano. Na época, ele admitiu admiração por Mussolini em entrevista ao programa La Zanzara.
A Lazio, um dos principais clubes de Roma, é frequentemente associada a torcedores de extrema direita. O time também conta com Romano Floriani Mussolini, bisneto de Benito Mussolini, como jogador em sua equipe juvenil.