Hello Kitty faz 50 anos: Confira curiosidades da personagem, que não é uma gata nem japonesa
Criada em 1974, ela virou embaixadora da ONU e sua figura representa uma das franquias de maior valor no planeta, perdendo apenas para o Pokémon
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Esqueça as verdades absolutas que você pensa sempre ter sabido sobre Hello Kitty. Aniversariante do dia, a gatinha japonesa é, inegavelmente, fofa —mas, apesar do bigode e das orelhas, não é uma gata, e muito menos japonesa. Criada em 1974 pela empresa nipônica Sanrio, ela é, na verdade, uma estudante britânica. Nascida em Londres no dia 1º de novembro, Kitty White (esse é seu nome) é escorpiana e tem uma irmã gêmea, Mimmy.
Apesar de seu rostinho infantil, essa jovem senhora celebra nesta sexta-feira (1) seus 50 anos. Nestas cinco décadas, a personagem, com seu mix de culturas europeia e oriental, chegou a um patamar de popularidade global: desde 2019, é a segunda franquia de mídia de maior valor de todos os tempos, com mais de US$ 80 bilhões em receita. Em sua história cabe até uma teoria da conspiração, segundo a qual ela teria sido criada após um pacto macabro. Leia mais na galeria abaixo.