Você viu?
Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

Comentarista britânica diz que jogador preso por estupro viveu 'romance' com vítima de 12 anos

Emma Woolf gera indignação ao dizer que Steven Van de Velde, do vôlei de praia holandês nas Olimpíadas de Paris, não estuprou garota

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Comentarista Emma Woolf, do canal de notícias da Grã-Bretanha, diz fala polêmica sobre jogador de vôlei holandês condenado por estupro - Reprodução/GBN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A comentarista do telejornal britânico GBN, Emma Woolf, vem causando indignação na internet por falar que o jogador de vôlei holandês Steven Van de Velde, condenado por estupro, viveu "romance" com vítima de 12 anos.

Van de Velde faz parte da equipe de vôlei de praia da Holanda nas Olimpíadas de Paris. Em 2016, ele foi condenado a passar um ano preso por estupro de uma menina de 12 anos. Na época, seu crime foi considerado abuso sexual, uma vez que a vítima foi considerada "capaz de consentir". O atleta conseguiu sua liberdade em 2017 e voltou a jogar em competições internacionais no mesmo ano.

A comentarista iniciou o assunto dizendo que Van de Velde não é um verdadeiro estuprador infantil. Quando o apresentador do telejornal diz que a vítima tinha 12 anos e ele, 19, Woolf respondeu: "Ele era alguns anos mais velho que ela. Ele cresceu agora".

A comentarista falou sobre a dificuldade que o atleta tem em ser reinserido nas competições e defendeu seu direito de ser perdoado. "É muito difícil quando você comete um erro e não é perdoado".

Van Velde está isolado durante a competição, hospedado fora da Vila Olímpica. Ele também não está falando com a imprensa, por decisão da federação holandesa. "Deve ser uma situação dura para ele", comentou Woolf.

A comentarista causou mais indignação nos apresentadores quando disse que o jogador não cometeu estupro. "Se eu fosse julgada por tudo o que fiz de errado entre os 12 e os 19 anos, provavelmente estaria na prisão". "Na verdade, parece um romance de verão muito inapropriado", disse ela.

Woolf ainda fez uma presunção sobre o comportamento da vítima: "Conheço meninas de 12 anos que são atrevidas e agem como se tivessem 16 anos".

Steven Van de Velde no jogo de vôlei de praia da Holanda contra o Chile, nas Olimpíadas de Paris - REUTERS

Nas redes sociais, internautas expressam indignação com os comentários. "Imagine tentar culpar as crianças. Absolutamente nojento", escreveu uma usuária do X. "Não posso acreditar no que estou ouvindo! Emma Woolf é absolutamente revoltante, defendendo um estuprador de crianças, afirmando que um homem de 19 anos se encontrando com uma menina de 12 anos é semelhante a um 'romance de férias'. Esta menina tentou se matar devido ao que ela suportou", escreveu mais uma.

O Ofcom, órgão de regulamentação das comunicações no Reino Unido, disse ao Daily Mail que recebeu reclamações sobre a discussão. Segundo o portal, um porta-voz comunicou: 'Estamos avaliando reclamações de acordo com nossas regras de transmissão, antes de decidir se iremos investigar.